Escola Virgínia Bernardi, agora municipalizada, se prepara para receber alunos
A partir deste mês, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Virgínia Bernardi, no Bairro São Pelegrino, passa a ser administrada pelo município, tornando-se uma Escola de Educação Infantil. Até dezembro de 2022, a escola atendia 11 alunos de 7°, 8° e 9° anos de forma multisseriada.
Além de 32 estudantes na Educação de Jovens e Adultos, nível Fundamental (T4, T5 e T6). Alguns dos alunos do ensino fundamental, foram direcionados a EMEF Felipe dos Santos. Já os que cursam a EJA e os que irão para o Ensino Médio, foram encaminhados ao Colégio Estadual São Luiz Gonzaga.
Alunos menores de 18 anos que cursam o EJA, foram instruídos a retomar os estudos no Ensino Fundamental tradicional. Já os estudantes que tem 15 anos ou mais e estiverem trabalhando ou realizando Cursos no Senai ou participando do Programa Jovem Aprendiz, poderão seguir os estudos na modalidade, mas no Colégio São Luiz Gonzaga.
Alternativa para ampliação da rede municipal
A Secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Izabel Durli Menin, explica que a municipalização da escola surgiu de uma necessidade do município para suprir demandas por vagas na educação infantil. “Algumas escolas municipais não possuem mais estrutura para ampliação, diante disso, a Escola Virgínia Bernardi representou uma possibilidade de ampliação da rede municipal”, enfatiza.
Além disso, a escola contará com níveis de pré-escola, como Jardim A e Jardim B, prestando suporte e abrangendo alunos remanescentes de outros educandários do município. Ainda de acordo com a Secretária, todos os tramites de municipalização da escola foram realizados em 2022. “Tudo foi feito durante o ano de 2022, em contato com a Secretaria Estadual de Educação e com a 16ª Coordenadoria Regional de Educação. No final de 2022, foi feita a publicação no Diário Oficial da União e a partir de janeiro, a manutenção da escola passa a ficar a cargo do município”, detalha a secretária.
A partir deste ano, a escola passará a se chamar Escola Municipal de Educação Infantil Professora Virgínia Bernardi, etapa pré-escola. Inicialmente, a escola atenderá a 103 alunos de quatro e cinco anos. Segundo a secretária, o educandário possui nove salas de aula, que serão adaptadas às necessidades dos alunos. Ainda de acordo com ela, a capacidade de alunos será ampliada gradativamente ao longo dos anos.
A diretora será Maristela Conte Putti. Ao longo do mês de janeiro, a escola está passando por melhorias e obras significativas para melhor receber os alunos.
Sobre a escola
O espaço físico conta com três salas com ar-condicionado, quadro branco, sala multimídia, sala de informática, sala para professores, biblioteca. Além disso, a escola conta com banheiros adaptados, cozinha, espaço para direção e secretaria, acessibilidade com rampa e indicadores para deficientes visuais, além de duas quadras de esporte e um amplo espaço externo arborizado.
Ao longo dos anos a escola contou com o auxílio de funcionários e da comunidade em geral, através da realização de rifas, vendas de lanches e dedicação do trabalho dos funcionários. No dia 31 de dezembro, a chave da instituição será entregue ao município. Os funcionários nomeados, serão realocados no Colégio São Luiz Gonzaga, conforme necessidade, já os contratados, possuem destino incerto.
A caminhada do Educandário
As atividades iniciaram na escola no dia 20 de maio de 1957. Naquele ano, existia apenas uma escola estadual no centro da Cidade, o Grupo Escolar Felipe dos Santos, por isso, foi inaugurada a escola que foi denominada como Virgínia Bernardi em homenagem à memória da primeira professora pública primária do município de Alfredo Chaves, que era irmã do poeta Mansueto Bernardi.
Inicialmente a escola ficava na Rua Tiradentes em um prédio alugado, atendendo 220 alunos. A primeira diretora foi Zenaide Maria Boff, como professores José Mauro, Zulmira Boff, Celita Padova, Oraida Guglielmin, Herna Schmitz, Noemi Faccin, Beatriz Faccin e Miriam Zanin Tedesco e as funcionárias: Assunta Chiaradia e Eleonora Mantovani.
Devido à demanda, o governo adquiriu um terreno e iniciou a construção na Avenida Osvaldo Aranha. A estrutura foi inaugurada no dia 24 de julho de 1961, com o curso Primário Completo que compreendia 1ª a 5ª séries. Em 1973, foi autorizada a receber a 6ª série. Em 1992 a 7ª e 8ª série. Em 15 de dezembro de 2000 foi autorizada a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A partir de 2005, após o governo do Estado transferir a responsabilidade com a Educação Infantil aos municípios, a escola estadual começou a ter um número de alunos reduzidos. Isso porque as crianças iniciavam os estudos em escolas municipais ou particulares e ali seguiam até finalizar o Ensino Fundamental.
