Projeto escolar trata sobre arte têxtil

Alunos da EMEF Irmão Jerônimo, localizada no bairro Valverde, em Veranópolis, desenvolveram o projeto “Linhas em movimento: Construindo olhares para

Alunos da EMEF Irmão Jerônimo, localizada no bairro Valverde, em Veranópolis, desenvolveram o projeto “Linhas em movimento: Construindo olhares para a Arte Têxtil”, o qual foi inscrito e aceito no VII Congresso Nacional de Educação. O evento vai acontecer em dezembro de 2021, na capital Maceió, em Alagoas.
A proposta, feita pela professora Maitê Oltramari Bavaresco, oportunizou aos alunos dos sétimos anos o contato com a rica arte da tecelagem. A experiência é um contraponto ao contexto tecnológico em que o mundo está inserido hoje.

 

Fotos: EMEF Irmão Jerônimo

Além da dimensão têxtil, o projeto contemplou as formas estéticas e literárias proporcionadas pela arte. Uma das mais antigas formas de linguagem, a tecelagem buscou apurar a visão do sensível mediada pelas tramas, a vivência estética para além do belo, as sensações e movimentações dos fios.
O entrelaçar de vidas, histórias é a própria reinvenção de sentidos. A vida é um processo artesanal, onde se vai alinhando fio a fio, de maneira cuidadosa e paciente.