A atleta veranense, Luna Armelin Tedesco, de 19 anos, está participando de diversas competições de vôlei de praia no Rio Grande do Sul e em outros estados do País. Na última sexta-feira, dia 16, a atleta esteve em João Pessoa, na Paraíba, disputando a terceira etapa do Circuito Brasileiro Sub-21 de Vôlei de Praia. Ela e sua dupla, Larissa Teles, de Santa Catarina, conquistaram o 3º lugar na disputa. Além do Circuito Brasileiro, ela disputa o Circuito Gaúcho Adulto, Circuito Gaúcho Sub-23, os Jogos Aberto de Santa Catarina e torneios em geral pela região, que são disputados aos finais de semana.
A jovem destaca que a experiência de participar de um Campeonato Brasileiro é única. “Participar do Campeonato Brasileiro me proporciona uma vivência de crescimento técnico e prático dentro do voleibol. Porque, além de conhecer as características de cada estado, interagimos com atletas de outros lugares, conhecemos um pouco mais de suas culturas e vivenciamos o que acontece no vôlei a nível do país”, detalha.
Luna explica que o Circuito Brasileiro conta com 16 duplas, das quais 12 já entram classificadas, a partir da pontuação da etapa anterior. As quatro vagas restantes, são preenchidas através de um torneio realizado no dia anterior às finais da etapa em questão. A atleta ressalta que já estava entre as 12 duplas classificadas para a etapa realizada na última sexta-feira (16). “A 2ª etapa, foi realizada em Itapema, Santa Catarina. Eu e a Larissa ficamos em 3º lugar, conseguindo classificação direta para a 3ª etapa, ocupando o 4º lugar no ranking geral”, descreve.
“Antes da competição do Brasileiro fui pra Santa Catarina para treinar com a minha parceira Larissa e nosso técnico Bruno, nesse tempo antes, tivemos a oportunidade de conversar sobre quais nossas expectativas em relação a competição e também ajustar algumas técnicas e táticas para a nossa equipe, já que treinamos uma em cada estado diferente. Isso foi essencial para que pudéssemos subir ao pódio nessa etapa, pois conseguimos nos aproximar, corrigir e treinar nossas dificuldades”, relata.
Com o bronze conquistado na sexta-feira (16), a dupla segue para a 4ª e última etapa do ano, que será realizada em Niterói, no Rio de Janeiro, entre os dias 09 e 11 de novembro.
Para se preparar para as competições, a atleta conta apoio na parte da academia, mas precisa arcar, por conta própria, com despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem. “Tenho um apoio na parte da academia, mas questão de viagens e outros gastos, acabo tirando tudo do bolso. Para o campeonato brasileiro, como estamos numa posição boa no ranking e, também, ficamos no pódio na etapa anterior, conseguimos hospedagem alimentação e passagem”, relata.
Luna está desenvolvendo um projeto para apresentar para empresas locais, buscando obter patrocínio para seguir disputando as competições. Ela destaca que, também, não recebe nenhum tipo de bolsa atleta.
Nesse final de semana, a ela disputou a última etapa do Circuito Gaúcho de Vôlei de Praia Sub-23, em Novo Hamburgo. “Eu e minha parceira Manuella de Porto Alegre, obtivemos o terceiro lugar no torneio, pontuando mais uma vez no ranking. Ganhamos a premiação de vice-campeãs do ranking geral do circuito, mesmo não tendo jogado a primeira etapa juntas”, relata.