O Kartismo em Veranópolis

O kartismo é uma modalidade automobilística praticada com veículos simples conhecidos como karts, de quatro rodas, micromonopostos dotados de motores de dois ou quatro tempos e refrigerados a água ou ar.

Em Veranópolis, o estudante Germano Cechin Peruzzo pratica esse esporte. Em entrevista, ele conta que começou a prática após romper um ligamento do joelho. Segundo Germano, ele procurava algo diferente.

Há duas modalidades no esporte, o Rental e o Profissional. O Rental, o qual Germano pratica, é uma categoria mais acessível, em que se utiliza carros de aluguel que a própria pista oferece. Germano conta com o apoio da Academia Léia Berti e Alfy Acessórios, porém comenta que existe uma certa dificuldade em conseguir patrocínio, principalmente durante a pandemia.

O piloto diz que se inspira em Ayrton Senna e pretende seguir com a carreira profissional. Ele conta que treina apenas aos finais de semana em um kartódromo de Nova Prata, perto do pórtico, no complexo do Veloprata, ou em Farroupilha. Germano participou dos campeonatos: Às Três Horas de Guaporé, Brasileiro de Kart Rental, Copa KMKZY e Às Dez Horas de Farroupilha.

Segundo o estudante, a entrada para este esporte tem a ver com sua família, pois sempre gostaram muito de kart. Ele diz que seus pais o apoiam muito e que foi seu pai quem o levou para praticar. Para ele, conciliar os estudos e a vida social, é uma questão de organização, porém diz que é complicado e que precisou fazer acordos com sua família para poder seguir com o esporte. Por exemplo, se não deixasse as tarefas de escola em dia, não poderia treinar.

Contudo, ele diz que o kart lhe traz uma sensação de calma mas, ao mesmo tempo, de adrenalina.

Texto: Victória Canfild Peruzzo Yafa

Fotos: arquivo pessoal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.