A Prefeitura de Veranópolis realizou o repasse de recurso para a Associação dos Amigos do Arquivo Público Municipal de Veranópolis (Associarqui), possibilitando a contratação de uma profissional especializada que atuará na orientação, acompanhamento e assessoria na formulação e desenvolvimento de ferramentas e ações arquivísticas. Entre as atribuições da consultoria estão a elaboração de um Plano de Classificação de Documentos, uma Tabela de Temporalidade de Documentos e o apoio técnico na criação de um Manual de Boas Práticas em Gestão Documental, instrumentos essenciais para a preservação e o gerenciamento eficiente da memória administrativa e histórica do município. A profissional contratada é Vanessa Gomes de Campos, arquivista da CZ Cultural, com ampla experiência na área. Vanessa já atuou em importantes espaços históricos do Estado, como o Arquivo Histórico da Arquidiocese de Porto Alegre, o Arquivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, de Flores da Cunha. A iniciativa foi possível graças à destinação de recurso realizada pelo atual prefeito, Cristiano Valduga Dal Pai, quando exercia o cargo de vereador, em 2024. Essa ação reforça o compromisso da Administração Municipal com a valorização da história, da memória e da gestão documental de Veranópolis.
O Arquivo Público Municipal de Veranópolis recebe, neste trimestre final de 2025, uma consultoria técnica especializada para qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido no setor.
A Prefeitura de Veranópolis realizou o repasse de recurso para a Associação dos Amigos do Arquivo Público Municipal de Veranópolis (Associarqui), possibilitando a contratação de uma profissional especializada que atuará na orientação, acompanhamento e assessoria na formulação e desenvolvimento de ferramentas e ações arquivísticas.
Entre as atribuições da consultoria estão a elaboração de um Plano de Classificação de Documentos, uma Tabela de Temporalidade de Documentos e o apoio técnico na criação de um Manual de Boas Práticas em Gestão Documental, instrumentos essenciais para a preservação e o gerenciamento eficiente da memória administrativa e histórica do município.
A profissional contratada é Vanessa Gomes de Campos, arquivista da CZ Cultural, com ampla experiência na área. Vanessa já atuou em importantes espaços históricos do Estado, como o Arquivo Histórico da Arquidiocese de Porto Alegre, o Arquivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, de Flores da Cunha.
A iniciativa foi possível graças à destinação de recurso realizada pelo atual prefeito, Cristiano Valduga Dal Pai, quando exercia o cargo de vereador, em 2024. Essa ação reforça o compromisso da Administração Municipal com a valorização da história, da memória e da gestão documental de Veranópolis.