Um apagão nacional deixou várias cidades sem energia por volta das 8h20 desta terça-feira, dia 15. Há relatos de falta de energia no Distrito Federal e em pelo menos 16 estados: Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Paraíba.
Em nota, a Neoenergia informou que uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que está apurando as causas do apagão e que, em breve, vai emitir uma nota.
Há ainda informações de falta de luz em pontos do Rio Grande do Sul. A CEEE Equatorial afirma que o problema foi causado por “Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) nível 3 no Sistema Interligado Nacional, sob a responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”. “A CEEE Grupo Equatorial Energia aguarda autorização do ONS para normalizar as cargas afetadas”, diz a empresa.
Conforme a CEEE, o “Erac” é uma proteção da rede básica para restringir a perda de carga no sistema, mediante um a ocorrência de uma perturbação severa no Sistema Interligado Nacional. A RGE ainda não se manifestou a respeito da falta de energia em sua área de cobertura.
Fontes: CNN, G1, GZH.