Calorão deve seguir na Serra pelo menos até a quarta-feira

A sexta-feira (20) começou com tempo encoberto na maioria dos municípios da Serra. O sol até tentou aparecer por detrás

A sexta-feira (20) começou com tempo encoberto na maioria dos municípios da Serra. O sol até tentou aparecer por detrás das nuvens, colorindo o céu em tons fortes de amarelo logo no começo da manhã. Em Caxias do Sul, por volta das 10h, o sol apareceu, mas o dia segue oscilando com sol entre nuvens e névoa no município e em algumas cidades da Serra.

De acordo com a Somar Meteorologia, pode chover na região entre a noite desta sexta e no sábado (21). Mesmo com a instabilidade, os termômetros seguem altos com o veranicoem pleno inverno gaúcho.

—  O calor continua em toda a Serra. Entre hoje (sexta) à noite e amanhã (sábado), algumas cidades da região serrana podem ter chuva, mas nem deve ser nada tão intenso. Mesmo com essa chuva, as temperaturas chegam aos 27°C — explica o meteorologista Fábio Luengo.

No domingo (22), uma área de baixa pressão que se forma na costa Sul gaúcha deve provocar temporais. No entanto, a chuva forte ficará concentrada em áreas próximas do Uruguai e não chegará a alcançar a Serra, por isso, o tempo seguirá firme.

Luengo explica a ocorrência do calor fora de época:

— É por causa da condição de pré-frontal, que é quando os ventos de norte que trazem um ar mais quente do interior do país ganham força antes da chegada da frente fria.

Ele acrescenta ainda que as maiores temperaturas máximas deste inverno podem ser registradas nos próximos dias:

— A partir de domingo, o calor aumenta ainda mais na Serra. Pode chegar até 30°C, e uma cidade ou outra pode chegar até os 31°C.

Contudo, o meteorologista afirma que até agora não houve recordes nas temperaturas.

— Até o momento não, é normal fazer calor no inverno alguns dias — destaca.

Ainda conforme Luengo, uma nova frente fria passa pelo Rio Grande do Sul entre quarta (25) e quinta-feira (26), e com mais chuva derrubará os termômetros na Serra.

 —  Por enquanto, os modelos indicam mudanças no tempo mais para a quinta-feira, que é quando uma nova frente fria vai passar pelo Estado. Vai provocar mais chuva e trazer mais frio. Aí sim estamos falando de mínimas na casa dos 6°C para baixo.

Fonte: Pioneiro