Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa

Leão XIV é o novo Papa

O conclave elegeu nesta quinta-feira (8) o cardeal Robert Francis Prevost como novo papa, sucessor de Francisco à frente da Igreja Católica Apostólica Romana. Assim, ele se torna o 267º pontífice. Ele apareceu na sacada da Basílica de São Pedro como anúncio da eleição.

O processo de escolha do Papa começou na quarta-feira (7), que acabou marcada pela demora para a divulgação do primeiro resultado da votação.

Prevista para ser emitida por volta das 19h (14h em Brasília), a fumaça preta só apareceu pouco depois das 21h (16h no horário local) para uma multidão que aguardava na Praça São Pedro, no Vaticano.

Na manhã desta quinta-feira, outras duas votações acabaram sem decisão sobre a escolha do pontífice.

O primeiro pleito foi realizado por volta das 10h em Roma (5h de Brasília), enquanto o segundo foi realizado duas horas depois. A fumaça preta foi emitida pouco depois das 6h50min.

Já havia expectativa para que os cardeais chegassem a uma decisão nesta quinta-feira. Segundo o jornalista Rodrigo Lopes, a média dos conclaves dos últimos cem anos é de dois a três dias, com Bento XVI e Francisco tendo sido escolhidos no segundo dia.

Robert Francis Prevost, de 69 anos, um poliglota nascido em Chicago, visto como um eclesiástico que transcende fronteiras. Ele serviu por duas décadas no Peru, onde se tornou bispo e cidadão naturalizado, e depois liderou sua ordem religiosa internacional. Atualmente ocupa um dos cargos mais influentes na Santa Sé.

Fonte: GZH

 

 

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.