O Governo Federal publicou, nesta terça-feira, dia 18, o edital do programa Mais Médicos que detalha as 6,2 mil vagas abertas em todo o Brasil. Para o Rio Grande do Sul, serão selecionados 552 profissionais em 216 municípios.
Porto Alegre é a cidade que mais deve receber médicos, com 67 vagas abertas. Na sequência, aparecem Pelotas (20), Bagé (13), Alegrete (12), Uruguaiana (12), Alvorada (11), Caxias do Sul (11), Rio Grande (11), Gravataí (10) e Taquara (10). Outros 206 municípios têm de uma a nove vagas em aberto. Na região, Veranópolis, Cotiporã, Fagundes Varela e Protásio Alves receberão um profissional cada cidade. Bento Gonçalves receberá dois profissionais e Serafina Correa, contará com dois médicos.
O edital publicado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde é voltado exclusivamente para os municípios que tenham interesse nas vagas do programa. O valor das bolsas deve continuar sendo o mesmo já oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil. Os médicos ainda recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde atuarão.
O Mais Médicos foi relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 20 de março. O objetivo do governo é preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de atenção primária, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Até fevereiro de 2023, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) somava 1.320 profissionais dos programas Mais Médicos (governo de Dilma) e Médicos Pelo Brasil (governo Bolsonaro PL) atendendo no RS. O Mais Médicos tinha 491 postos ocupados e 412 vagos, enquanto o Médicos Pelo Brasil tinha 289 profissionais atuando e 128 vagas em aberto no estado.
Fonte: G1RS.