Comitê de Turismo e associações de 43 municípios exigem mudanças no enfrentamento da pandemia

Em encontro realizado em sala virtual foi a fala contundente do prefeito de Cambará do Sul que deu o tom do ânimo entre os participantes em uma sala virtual. “Estamos no pico do inverno, período em que, todos os anos, as UTIs permanecem lotadas pelas doenças respiratórias. Critérios baseados em disponibilidade de leitos precisam levar isto em conta, não podem mais ser os mesmos de quatro meses atrás. Precisamos urgentemente aperfeiçoar o Modelo de Distanciamento Controlado, agregando o conhecimento e a experiência de setores importantes da sociedade, como o empresariado e as entidades”, declarou o prefeito Schamberlaen José Silvestre, que também preside a Associação de Municípios da Serra. Pleitear junto ao Governo do Rio Grande do Sul mais autonomia também é a meta da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, presidida pelo Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda. “Para que possamos adequar os protocolos de distanciamento social à realidade específica de cada município é preciso que o Governo Estadual nos libere para agir. Não é possível sermos ameaçados com liminares e ações civis públicas por estarmos cumprindo o dever para o qual fomos eleitos, que é justamente gerir nossos municípios”. Breda acrescentou que praticamente todos os prefeitos da Serra Gaúcha estão alinhados em favor da retomada das atividades econômicas de forma segura e responsável, em especial no setor mais afetado pelo crise – o turismo.

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin pontuou a situação em que seus pares se sentem nesta crise. “De mãos atadas, estamos reféns das decisões estaduais. A autonomia será muito bem-vinda, pois já postulávamos, desde o início da pandemia, participar das decisões no combate ao COVID19. Cito os parques naturais como exemplos de impedimento para abertura cujo caráter parece injustificado, por serem ao ar livre e disporem de fiscalização e boas condições de distanciamento controlado. Uma vez retomado o poder de gestão, este modelo do Comitê servirá de base não apenas para Serra, mas para todo o RS. Baseados nele, criaremos todas as condições favoráveis para que esta crise seja vencida”. Embasamento técnico para a retomada A percepção geral de necessidade de atualização do modelo vigente ficou evidente no depoimento do Prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci. “Cada município tem suas peculiaridades e precisamos de mais subsídios e estudos técnicos para fazer as adequações de forma correta. Os estabelecimentos só podem ficar abertos se todos os protocolos forem respeitados. Adotar os estudos do Comitê para traçar estas estratégias é louvável”, avalia Fedoca.

Convidado pelo Comitê e pelas Associações presentes, o Presidente da Assembleia Legislativa do RS, Deputado Ernani Polo, avaliou que o pleito dos prefeitos vem ao encontro das expectativas da população, inclusive na capital. “esta revisão de protocolos deve ser o próximo passo na gestão da crise gerada pela pandemia em todos os aspectos da economia, mas em especial no setor do turismo. Farei o que for necessário para levar este pleito ao Governo do Estado”. Dentre as entidades que integram o Comitê de Retomada Tursimo RS está o SindTur, presidido por Mauro Salles, que fez questão de enfatizar o suporte que todos os membros do Comitê prestarão às prefeituras que buscarem subsídios para a retomada do turismo. “Prestaremos completo apoio para que prefeitos não precisem assumir sozinhos as difíceis decisões deste momento”, declarou. A reunião durou mais de duas horas e foi encerrada no espírito de união que vem caracterizando o movimento liderado pelo Comitê. “Este é o maior movimento do turismo na história gaúcha. Surgiu a partir de uma iniciativa da Serra, mas vem sendo encampado por todas as demais regiões turísticas. Trata-se de um trabalho muito competente, sério e responsável”, registrou Luiz Fernando Moraes, que já foi Secretário da SMtur Porto Alegre por 9 anos. Thomas Fontana, C.E.O. do G30, grupo de empresários dedicados ao desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul, encerrou a reunião reforçando a necessidade de união de esforços. “Nós precisamos dos prefeitos engajados para salvar o que ainda é possível no setor. São centenas de empresas e milhares de empregos perdidos diariamente, uma crise econômica que só aumenta a gravidade da calamidade gerada pela pandemia. Ainda há tempo para reverter esta situação se trabalharmos com responsabilidade dobrada, portanto nossa estratégia será contatar todas prefeituras que compõem os destinos turísticos do estado para disponibilizar este mesmo suporte no processo retomada”.

Também participaram da reunião com o Comitê de Retomada Turismo RS: Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Francisco de Paula Secretária de Turismo, Cultura e Desporto de São Francisco de Paula Secretário de Desenvolvimento Econômico São Francisco de Paula Secretaria da Saúde de Carlos Barbosa Secretaria de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio de Carlos Barbosa Secretaria da Saúde de Nova Petrópolis Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Guaporé Complexo Cultural e Turístico Maesa de Caxias do Sul Secretaria de Turismo de Caxias do Sul Secretaria de Turismo e Cultura de Veranópolis Secretaria de Turismo de Cambará do Sul Secretaria de Turismo e Cultura de Cotiporã.

Fonte: Leouve

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.