Conta de luz fica mais cara a partir de amanhã (22)

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a reajustar suas tarifas de energia. Os novos valores passam a vigorar a partir do dia 22 de junho. De acordo com a Aneel, o aumento para consumidores residenciais será de 5,22%. No reajuste para clientes de alta tensão, como indústria e grandes comércios, o percentual aprovado foi de 14,31%.

Para a iluminação pública e sistemas agropecuários, lojas e edifícios comerciais, considerados sistemas de baixa tensão, o índice ficou em 6,23%. O efeito médio para consumidores em geral será de 8,80%, informou a Aneel. A estimativa da agência é de que 8,8 milhões de mineiros, que são atendidos pela Cemig, serão impactados com os novos valores.

Prevista inicialmente para maio, a revisão havia sido adiada pela agência reguladora para que pudesse incorporar medidas que minimizassem o aumento. Com isso, o reajuste avalizado pela Aneel considerou, entre outras iniciativas, o aporte de R$ 5 bilhões que a Eletrobras fará até o meio de julho na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que compõe a tarifa.

Também foi aprovado pela Aneel, nesta terça-feira (21), o reajuste da Energisa – companhia de distribuição de energia elétrica que atua em dezenas de cidades do interior de Minas. O índice para clientes de alta tensão foi de 21,51%, contra um percentual de 15,19% para sistemas de baixa tensão.  Neste caso, o efeito médio sentido pelos consumidores será de 16,57%.

fonte: Voz Ativa

imagem: Jornal da Record R7

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.