Criança morre em decorrência de meningite de tipo raro em Caxias do Sul
Menino que morava em Canela, foi atendido no hospital da cidade e encaminhado para o Hospital Geral. Bactéria que causou a morte não tem vacina e possui alto risco de letalidade
Um menino de 10 anos de idade morreu de meningite bacteriana, na noite da última sexta-feira (16), em Caxias do Sul. Morador de Canela, ele foi atendido no Hospital de Caridade do município, na noite anterior. Devido à gravidade dos sintomas, foi encaminhado ao Hospital Geral, mas morreu horas depois.
Ele havia sentido dor de cabeça na quarta (14) e levado à consulta médica. Porém, depois do atendimento, foi liberado para voltar para casa. Com o agravamento dos sintomas, foi levado ao hospital na noite posterior.
O diagnóstico somente foi confirmado nesta segunda (19). De acordo com o laudo do Laboratório Central do Estado (Lacen), a causa da morte foi a bactéria Streptococcus pyogenes, que positivou para a cepa.
Trata-se de um tipo raro de meningite, que não há vacina. Além disso, possui uma alta taxa de letalidade: 64% dos diagnosticados acabam morrendo. Além disso, a maior parte dos que sobrevivem ficam com sequelas. Contudo, a bactéria não é transmissível pela vias aéreas, como outros tipos de doenças.
Providências
O menino cursava o 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dante Bertoluci. De acordo com a vigilância Epidemiológica de Canela, ele estava com a caderneta de vacinação atualizada e não costumava ter problemas de saúde. Devido a doença não ser transmissível, família e colegas de escola não precisaram fazer quarentena.
As secretarias municipais de Saúde e de Educação montaram uma estratégia para realizar o acolhimento dos estudantes. Nesta terça-feira (20), uma equipe de psicologia foi à escola para conversar com os colegas de aula do menino.
Fonte: Portal Leouve