Depois da chuva, mínimas despencam em todo o Estado durante o final de semana

A partir desta sexta-feira (24), os gaúchos podem se despedir do calorzinho dos últimos dias. Com o avanço de uma

A partir desta sexta-feira (24), os gaúchos podem se despedir do calorzinho dos últimos dias. Com o avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, a previsão é de chuva e redução da temperatura. 

Ainda nesta sexta, as precipitações devem se espalhar pelo Estado, chegando ao fim da tarde em Porto Alegre. No sábado (25), o amanhecer deve ter chuva, mas, ao longo do dia, ela deve perder força. Com isso, uma massa de ar polar começa a se deslocar pelo território gaúcho, deixando o dia gelado e com possibilidade de mínimas invertidas em diversos municípios. 

 —  Mínima invertida nada mais é do que a menor temperatura ser registrada à noite. Geralmente, elas são baixas na madrugada ou no amanhecer  —  explica o meteorologista Fábio Luengo, da Somar. 

Em Veranópolis, por exemplo, o sábado começa com 14°C e termina com 9°C. Cambará do Sul deve ter 15°C na madrugada de sábado e chegar ao anoitecer com 3°C. 

No domingo (26), a previsão de frio intenso se mantém em todas as regiões, com as menores mínimas na Serra. Cambará deve ter 0°C, e Porto Alegre, 6°C no começo do dia.  Há chance de geada em grande parte do RS. Apesar do frio, o tempo deve ser seco e com sol. Municípios como São Borja e Santa Rosa, no entanto, podem ter chuva fraca no final do domingo. 

A friaca deve permanecer até segunda (27), quando uma nova frente fria chega ao Estado, trazendo chuva e diminuindo a sensação de frio. 

 —  Não é que a temperatura vá subir. É que ela não vai cair tanto  —  completa o meteorologista. 

Fonte: Gaúcha ZH