DetranRS reforça oferta de serviços digitais após incêndio da sua sede

Com uma extensa lista de serviços que podem ser feitos online, o DetranRS teve impacto minimizado com a perda de

Com uma extensa lista de serviços que podem ser feitos online, o DetranRS teve impacto minimizado com a perda de documentos no incêndio que atingiu a sua sede na semana passada. Agora, a Central de Serviços do DetranRS está de cara nova. Acessível por meio do site www.detran.rs.gov.br, a nova versão da ferramenta conta com um fluxo de navegação mais prático e intuitivo para a realização dos serviços digitais oferecidos tanto para cidadãos como para empresas (estas devem dispor de certificação digital).

Além do layout atualizado e da nova lógica de navegação, a Central de Serviços passa a contar com maior integração com o cadastro único gov.br, adotando os mesmos níveis de autenticação da plataforma federal, com selos de confiabilidade nível básico (bronze), nível verificado (prata) e nível comprovado (ouro). A autenticação por selos vai garantir o acesso imediato a serviços que antes dependiam de uma validação manual, feita a partir da análise de uma foto enviada pelo cidadão, que era comparada com a imagem do cadastro da CNH do condutor.

Outra novidade é a ferramenta de chat, que foi embutida dentro da plataforma e oferece a possibilidade de atendimento e esclarecimento de dúvidas com um atendente do DetranRS. O serviço está disponível nos dias úteis, das 8h às 18h.

 

Serviços já disponíveis:

Além de possibilitar consultas sobre habilitação, veículos e infrações relacionadas, a Central de Serviços do DetranRS proporciona a realização pela internet de:

  • Apresentação de condutor infrator;
  • Cadastro de alerta de furto/roubo de veículo;
  • Consulta a eventual cobrança de débitos provenientes de multas de trânsito em atraso (dívida ativa);
  • Consulta a resultado da prova teórica;
  • Consulta a resultado da prova prática;
  • Consulta a situação de veículos e impressão do documento de licenciamento (CRLV) daqueles de sua propriedade;
  • Defesa eletrônica de processo de suspensão e cassação;
  • Defesa da autuação;
  • Emissão do Documento de Circulação Provisório de Porte Obrigatório;
  • Emissão da Certidão de Prontuário de Habilitação;
  • Impressão de notificações de infrações e guias de pagamento de multas;
  • Recurso de Infração à Jari do DetranRS – primeira instância administrativa;
  • Pedido de restituição de valores de taxas dos serviços de Habilitação e Veículos;
  • Verificação se o condutor profissional (que tem a observação EAR na CNH) se enquadra nos pré-requisitos para realização da reciclagem preventiva.

 

Na Central de Serviços é possível, ainda, visualizar avisos e mensagens enviados pelo DetranRS e configurar se o cidadão deseja receber essas notificações também por SMS e/ou e-mail.

 

Novos serviços previstos para o segundo semestre:

O DetranRS prevê a entrega, ainda em 2021, das seguintes funcionalidades dentro da Central de Serviços:

  • Recurso de suspensão e cassação;
  • Início do processo de transferência de veículos;
  • Apresentação de condutor para pessoa jurídica;
  • Solicitação de credenciamento junto ao DetranRS;
  • Solicitação de CNH definitiva;
  • Recurso de infração 2º instância;
  • Início do processo de comunicação de venda;
  • Devolução/restituição de taxas de multas;
  • Devolução/restituição de depósitos.

 

Autenticação via gov.br

Uma conta no portal gov.br é necessária para realizar o ingresso na Central de Serviços. Esse acesso unificado garante a segurança na identificação, em um ambiente de autenticação digital único para o usuário de quaisquer serviços públicos digitais integrados ao gov.br.

Essa autenticação fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço solicitado. Para criar uma conta, basta informar alguns dados pessoais e estabelecer uma senha.