Doação e voluntariado: veja como é a produção dos pãezinhos

Há cerca de 30 anos, o mecânico Rui José Flaeban, 72 anos, é detentor de uma importante missão no município de Bento Gonçalves. Junto de outros dois voluntários da Paróquia Santo Antônio, ele realiza o levantamento das padarias que doam os tradicionais pãezinhos, distribuídos nas missas realizadas em honra ao padroeiro do município, celebrado na próxima segunda-feira (13).

O trabalho do voluntário começa ainda no início do mês, com o mapeamento das padarias — neste ano, são mais de 20 participantes —, e também demanda algumas tardes, às vésperas do feriado municipal. Entre esta sexta-feira (10) e sábado (11), Flaeban está realizando a retirada dos pãezinhos prontos, que são levados até a paróquia para serem abençoados. Ao todo, serão 40 mil unidades distribuídas aos fiéis.

— É muito bom participar. Sempre melhor poder ajudar do que precisar ser ajudado. Além disso, Santo Antônio sempre me atendeu quando precisei — comenta o fiel, que assumiu o posto anteriormente ocupado pelo pai.

— Quando ele faleceu eu comecei. De três filhos, sou o único homem e acabei levando adiante esta tradição dele, em algo que envolve, também, muitas pessoas da cidade — completou Flaeban, morador do bairro São Roque, que ainda ajuda na distribuição realizada nas missas da Festa de Santo Antônio, neste ano, na 144ª edição.

Uma rede colaborativa

Mesmo nas últimas edições da festa em honra ao padroeiro, que acabaram ocorrendo de forma mais restrita, em função da pandemia, o tradicional pãozinho nunca deixou de ser feito pela Padaria e Confeitaria Daline, do bairro Licorsul. O estabelecimento é um dos participantes da rede que produz, gratuitamente, o item distribuído aos fieis como representação de fartura. Neste ano, a padaria contribuirá com 35 quilos de pães, o que representa, aproximadamente 21 mil unidades.

— Desde que me conheço por gente se faz essa distribuição dos pães. Tenho a padaria desde 1986, mas comecei a me envolver mais a partir de 2009, quando fui festeiro de Santo Antônio. Acho que fomos os pioneiros em fazer os pães menores, e produzimos todos os meses, no dia 13, com distribuição gratuita aqui na padaria — relata Jandiro Prisotto, 70, que também integra o coral oficial da Igreja Santo Antônio, com agenda cheia para a programação deste ano.

Na padaria Santo Antônio, que além de levar o nome do padroeiro, também fica pertinho da Igreja, no Centro de Bento Gonçalves, a produção também é intensa neste período do ano, desde o início do mês, ao longo da chamada “trezena”, período de 13 dias até a data comemorativa. Oficialmente, segundo dados da Diocese de Caxias do Sul, são distribuídos 500 pãezinhos por noite ao longo deste período, em celebrações que ocorrem em outras comunidades de Bento e, até mesmo, de cidades próximas. A tradição motiva que clientes da padaria encomendem pãezinhos para suas comunidades e, até esta sexta-feira, a padaria já tinha entregue mais de 10 mil unidades — além das cerca de cinco mil que prepara para a celebração desta segunda-feira.

— A gente doa para a Festa há cerca de 60 anos, temos muita fé em Santo Antônio e orgulho deste esforço de várias pessoas que faz acontecer, com a colaboração de todos — comenta Mirta Mileski Ansolin, 43, atendente da padaria Santo Antônio há 24 anos.

Dia do padroeiro

Os festejos de 2022 têm como lema: “Como Santo Antônio, fala com sabedoria, ensina com amor”. Na segunda-feira, a programação começa com uma Alvorada Festiva, às 6h, e cinco missas serão realizadas ao longo do dia: às 7h, 8h30min, 10h, 15h e 18h — sendo a das 15h em formato campal, presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon. Neste ano, haverá o Almoço Festivo e também a procissão com a imagem do santo padroeiro pelas ruas centrais da cidade, após a missa campal, por volta das 16h. Todas as missas serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio.

Os fiéis são convidados a manifestarem sua solidariedade por meio da campanha de coleta de alimentos para a Casa Pão dos Pobres, da Paróquia Santo Antônio. As doações podem ser entregues às equipes de voluntários nas missas do dia 13 de junho.

Fonte: Pioneiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.