INMET publica alerta laranja de tempestade para o RS
Há risco de temporais isolados, com descargas elétricas, granizo e ventos fortes no Rio Grande do Sul.
O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja de tempestade para o território do Rio Grande do Sul. As instabilidades podem ocorrer em todas as regiões gaúchas (veja no mapa abaixo).
Uma região de baixa pressão, aliada a um fluxo de umidade vindo do norte do País, favorece a formação de áreas de instabilidade.
Há risco de temporais isolados, que podem ser acompanhados de descargas elétricas, queda de granizo e ventos fortes em praticamente todo o Estado.
O alerta do INMET é de perigo, o segundo maior na escala. Os acumulados devem ficar em torno dos 80 a 110 mm/dia nas regiões Oeste e Missões. Nas outras regiões, a chuva também pode ocorrer, mas com menor volume acumulado.
O INMET aponta risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações (veja orientações abaixo).

Orientações em caso de tempestade:
- Evite transitar na rua durante o período do alerta.
- Abrigue-se em local seguro.
- Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias.
- Não entre em alagamentos.
- Observe alterações nas encostas.
- Atenção especial no trânsito (motoristas e pedestres).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.
Como receber alertas da Defesa Civil
Como cadastro meu celular?
Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP (Código de Endereçamento Postal) da área de interesse. Mas atenção: só números, sem hífen. Caso não consiga, repita o procedimento acrescentando o traço após o quinto número.
Quanto custa?
O serviço de alertas, via SMS, é completamente gratuito.
Fonte: Agora RS