Morre o escritor e professor Darcy Loss Luzzatto, o pai do Talian na região

O escritor e professor Darcy Loss Luzzatto morreu na madrugada desta segunda-feira (18), em Pinto Bandeira. Ele tinha 85 anos. 

O escritor e professor Darcy Loss Luzzatto morreu na madrugada desta segunda-feira (18), em Pinto Bandeira. Ele tinha 85 anos. 

Luzzatto era mestre quando o assunto era Talian — variante do dialeto vêneto praticada entre os descendentes de italianos na Serra gaúcha e em outras parte do Brasil. Ele idealizou e criou dicionários de Talian para Português e vice-versa. Por isso, era considerado o pai da Talian na região. Ele também organizou o “Almanaque Talian”, que trata do resgate da cultura trazida pelos imigrantes italianos que colonizaram a Serra gaúcha, mais especificamente dos trivêneto-lombardos. 

O prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, lamentou a morte de Luzzatto, por meio de nota divulgada na tarde desta segunda-feira: “No ano passado, a Câmara Municipal aprovou o Talian também como patrimônio imaterial de Caxias do Sul. Com o falecimento de Luzzatto, perdemos uma referência no assunto, tanto que era conhecido como o pai do Talian aqui na região”.

O velório de Luzzatto ocorre na Capela da Paz, em Pinto Bandeira. A cremação será no Memorial Crematório São José, em Caxias do Sul, às 19h30min.