Oito mil pessoas não retornaram para a segunda dose da vacina contra a covid-19 na Serra

Conforme dados do Ministério do Saúde, 8.005 pessoas ainda não receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19 na

Conforme dados do Ministério do Saúde, 8.005 pessoas ainda não receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19 na Serra, sendo 3.601 em Caxias do Sul. São casos em que o prazo expirou — 28 dias para quem recebeu a Coronavac e 12 semanas para quem fez a de Oxford/AstraZeneca. O grupo abrange idosos, profissionais da saúde, pessoas em instituições de longa permanência e indígenas que receberam a primeira aplicação e deveriam ter retornado para completar a imunização.

São diversos os motivos que podem ter provocado a ausência. Entre as possibilidades, esquecimento, perda da carteirinha de vacinação, dificuldade para deslocamento e adoecimento: a pessoa pode ter contraído covid-19 ou até mesmo outra doença. Titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Claudia Daniel aponta também o receio que algumas pessoas podem ter tido por causa de eventual reação ao receber a primeira dose.

Além disso, de acordo com Claudia, pode haver atraso na notificação oficial da aplicação da segunda dose. Por isso, ela acredita que o número de faltosos é inferior aos 8.005 registrados.

— Uma consideração muito importante é o delay (atraso) de informação entre a aplicação da vacina, o registro pela unidade de saúde e a informação no Ministério. Então, a gente crê que esse número na Serra é muito menor — explicou Claudia em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra nesta terça-feira (20).

Os municípios podem acessar a lista com os nomes das pessoas que ainda não receberam a segunda dose. Conforme Claudia, eles já estão buscando cada delas uma para a aplicação.

— Estamos orientando que independente da pessoa perder o prazo, que entre em contato com a UBSs e realize a vacinação. Nós temos que completar o esquema vacinal, caso contrário, essa pessoa não fica imunizada cem por cento. Elas têm que se vacinar, porque senão não vão fazer a janela de imunização e a vacinação fica prejudicada — reforçou a coordenadora.  

Em Caxias, a segunda dose da vacina para idosos com mais de 70 anos, que receberam a primeira dose da Coronavac de 22 a 26 de março, ocorre nesta terça-feira e na quinta (22) e sexta (23). A campanha ocorre das 8h às 16h nos drive-thrus nos pavilhões da Festa da Uva e na Rua Plácido de Castro (junto à Maesa).

Na quinta e sexta também será aberta vacinação nas unidades básicas de saúde (UBSs) Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e  Cinquentenário, das 10h às 16h. Não haverá aplicação de segunda dose nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, em nenhum ponto.

Os idosos devem retornar ao mesmo local onde receberam a primeira dose, na data anotada na carteira de vacinação. A exceção é para os agendados para o dia 21, feriado, que poderão ir ao drive-thru no dia 19 ou 20.

Fonte: Pioneiro