Primeira edição do Projeto Circo Literário inicia em Flores da Cunha

Flores da Cunha e região experimentará uma nova experiência artística, cultural e de entretenimento de hoje (14) a sábado (16).

Flores da Cunha e região experimentará uma nova experiência artística, cultural e de entretenimento de hoje (14) a sábado (16). O Circo Literário irá tomar conta da Avenida 25 de Julho, em frente à Igreja Matriz de Flores da Cunha, com atrações para a família toda. Serão três dias com uma programação intensa e atividades gratuitas que acontecerão das 8h às 21h na quinta-feira, das 8h às 20h na sexta-feira e das 9h30 às 17h no sábado.

Os moradores de Flores da Cunha e da região poderão desfrutar de uma estrutura completa, com pórtico de entrada inflável, quatro tendas, duas bancas de livros adulto e infantil que estarão comercializando obras com descontos especiais e uma infinidade de atividades que unem a arte do circo à literatura. A programação inclui recepção com artistas circenses, seis intervenções de teatro do Grupo Ueba Produtos Notáveis, cinco encontros literários com os escritores Antônio Schimeneck, Chiquinho Divilas, Christina Dias, Eleonora Medeiros e Isabel Damian, apresentações artísticas e musicais, contações de histórias, pinturas artísticas e arte em balões.

No sábado pela manhã haverá oficinas circenses de Pernas de Pau, Clow e Mágica. Durante o período da tarde, o Picadeiro das Artes irá revelar os talentos das oficinas. Também estão programados para a tarde de sábado a participação da Associação dos Artesãos Uniflores e uma exposição de arte de obras de artistas locais com curadoria das artistas plásticas Danielle Guarese e Morgana Capeletti.

A proposta do projeto Circo Literário é unir as artes cênicas e a literatura em um espaço público e gratuito, permitindo a democratização da arte e da cultura à toda comunidade e a todas as idades. O evento deve proporcionar uma experiência única à população florense e da região, ampliando a imaginação e propiciando momentos de lazer e diversão. Entre os objetivos do projeto estão motivar o gosto pela leitura, proporcionar contato direto de ações literárias e circenses para a comunidade, estabelecer encontros entre mediadores de leitura e leitores, criar um novo público leitor e estimular o já existente, e valorizar as artes circenses e a cadeia do livro.

Maturação na pandemia – O projeto Circo Literário nasceu durante a pandemia a partir de conversas entre os amigos da classe artística e cultural Roger Castro, do Grupo Vivandeiros da Alegria, Jonas Piccoli, do Grupo Ueba, e Guilherme Martinato, da Livraria Do Arco da Velha. O trio idealizou a ideia e a maturou durante um ano e meio até conseguir tirá-la do papel.

“Quando a gente se envolve na realização de um projeto que busca o circo como a arte que congrega crianças, jovens e adultos, e que segue durante séculos maravilhando espectadores dos grandes centros às pequenas comunidades, e quando temos dentro desse grande circo o fazer literário que se manifesta através do teatro, da contação de histórias, da interação com o público, do encontro com o escritor, é a certeza de que conseguimos estabelecer uma grande ponte da arte e da cultura com a comunidade. Levar grandes artistas e fazedores da cultura ao contato direto com crianças, adolescentes e a comunidade de Flores da Cunha nos dá convicção de que o Circo Literário se torna potente e motivador para artistas e promotores e tem a intenção de envolver e fascinar a plateia. Queremos tornar esse evento uma grande apresentação mágica da literatura e motivar a todos para que sigam vivendo a arte e a cultura de todas as formas”, afirma Roger Castro.

O projeto Circo Literário tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e patrocínio da Redutores IBR.

PROGRAMAÇÃO DO CIRCO LITERÁRIO

14/07 – QUINTA-FEIRA
8h – Recepção com artistas circenses
8h15 – Corda Bamba de Histórias com o Grupo Vivandeiros da Alegria
8h30 – Magia Literária com o escritor Chiquinho Divilas
9h30 – Recepção com artistas circenses
9h45 – Animação cultural com o Grupo Vivandeiros da Alegria
10h – Peça de teatro Fábulas do Sul | Grupo UEBA
13h30 – Recepção com artistas circenses
13h45 – Corda Bamba de Histórias com o Grupo Vivandeiros da Alegria
14h – Magia Literária com a escritora Eleonora Medeiros
15h – Recepção com artistas circenses
15h15 – Animação cultural com o Grupo Vivandeiros da Alegria
15h30 – Peça de teatro O incrível caso do sumiço das letras | Grupo UEBA
18h – Apresentação musical com Ricardo Mabília (acústico)
19h – Recepção com artistas circenses
19h30 – Abertura Oficial do Circo Literário
20h – Peça de teatro As aventuras do fusca a vela | Grupo UEBA
21h – Globo das Artes: Bate-papo com escritores e artistas convidados, com participação da jornalista Danúbia Otobelli e da historiadora Gissely Vailatti

15/07 – SEXTA-FEIRA
8h – Recepção com artistas circenses
8h15 – Corda Bamba de Histórias com o Grupo Vivandeiros da Alegria
8h30 – Magia Literária com o escritor Antônio Schimeneck
9h30 – Recepção com artistas circenses
09h45 – Animação cultural com o Grupo Vivandeiros da Alegria
10h – Peça de teatro Fábulas do Sul | Grupo UEBA
13h30 – Recepção com artistas circenses
13h45 – Corda Bamba de Histórias com o Grupo Vivandeiros da Alegria
14h – Magia Literária com a escritora Christina Dias
15h – Recepção com artistas circenses
15h15 – Animação cultural com o Grupo Vivandeiros da Alegria
16h – Contação cênica de história O aviador de sonhos | Grupo UEBA
18h – Apresentação musical com Felipe Corso e convidados
19h – Recepção Vivandeiros da Alegria
19h15 – Magia Literária com o escritor Chiquinho Divilas e a escritora e intérprete em libras Isabel Damian
20h – Peça de teatro As aventuras do fusca a vela | Grupo UEBA

16/07 – SÁBADO
9h30 às 11h30 – Oficinas circenses: Pernas de Pau, Clown e Mágica
14h às 17h – Participação da Associação dos Artesãos Uniflores
14h às 17h – Exposição de obras de arte com artistas locais: Curadoria das artistas plásticas Danielle Guarese e Morgana Capeletti
14h – Picadeiro das Artes: Apresentação de talentos revelados nas oficinas circenses
15h – Peça de teatro O incrível caso do sumiço das letras | Grupo UEBA
16h – Apresentação musical com Lucas Carpeggiani (trabalho autoral)
16h30 – Apresentação musical com Glayber Souza (trabalho autoral)
17h – Encerramento da Festa Literária com o espetáculo Kababra com o Mágico Vivandeiro Chris Keyne

ATIVIDADES PERMANENTES
Comercialização de livros adultos e infantis
Intervenções circenses e literárias
Pintura artística e arte em balões
Espaço institucional

Fonte: Olá Serra Gaúcha