Produção de Vinho Colonial é tema de reunião entre produtores cotiporanenses

Na tarde de ontem, 16 de junho, o Prefeito de Cotiporã, Ivelton Mateus Zardo, e o Secretário de Agricultura, Meio

Na tarde de ontem, 16 de junho, o Prefeito de Cotiporã, Ivelton Mateus Zardo, e o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Ivaldo Wearich, participaram de uma reunião promovida pela EMATER do Município, a qual teve por objetivo o estímulo à produção e formalização do vinho colonial e produtos derivados da uva.

O encontro, realizado no Auditório da Unidade Básica de Saúde, foi ministrado pelo enólogo da Emater/RS-ASCAR, Thompsson Benhur Didone, o qual abordou as possibilidades e necessidades para a formalização da produção familiar. Didone ainda esclareceu sobre o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, infraestrutura necessária, tributação incidente, comercialização, licenciamento ambiental, entre outras questões voltadas à produção do vinho colonial.

Além dos agricultores convidados, o encontro contou com a presença da Chefe do Escritório da Emater/RS-ASCAR de Cotiporã, Jéssica Zalamena, estagiário Dener Gustavo Breda, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mércia Maria Pessin Fugalli e representante da Cooperativa Sicredi, Andressa Joaquina Lazzarini.

O Prefeito Ivelton parabenizou os idealizadores do evento pela iniciativa e reforçou a importância de incentivar os produtores do município a qualificarem e comercializarem seus produtos. Ainda, colocou a Administração Municipal à disposição para apoiar os mesmos em suas demandas.