Quais são os melhores Vinhos para o Inverno?

Um dos melhores tipos de vinhos que combinam com o inverno são os vinhos tintos.

Por conta de suas características, como grande corpo, taninos refinados e boa acidez, os vinhos tintos são os rótulos perfeitos para combinar com os pratos mais consumidos durante os dias mais frios, como carnes vermelhas grelhadas, massas, pizzas e hambúrgueres.

Confira, a seguir, uma lista com os melhores rótulos de vinhos para o inverno.

1 – Vinho Cabernet Sauvignon

Vinho Cabernet Sauvignon é, sem sombra de dúvidas, o tipo mais popular de vinho para o inverno.

Originária da França, a Cabernet Sauvignon é, hoje, uma das uvas tintas mais cultivadas do mundo, dando origem à ótimos vinhos tintos, nas mais diversas faixas de preço.

No Brasil, o Cabernet Chileno é um dos vinhos mais populares durante todo o ano, sobretudo no inverno.

Em boca, o Vinho Cabernet Sauvignon conta com bom corpo, acidez bem integrada e taninos refinados. Revelando, no nariz, aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de especiarias, além de um toque de pimentão verde, típico da variedade.

Extremamente versátil, o Vinho Cabernet Sauvignon, combina bem com carnes vermelhas, carnes de caça, massas, pizzas, risotos e queijos variados.

2 – Vinho Malbec

Após o Vinho Cabernet Sauvignon, o tipo de vinho tinto mais popular no Brasil é o Vinho Malbec.

Originária da França, a Malbec é, hoje, a uva mais cultivada da Argentina. O país é responsável por 75% da produção mundial do Vinho Malbec.

O Malbec Argentino é um vinho refinado, contando bom volume, taninos refinados e acidez equilibrada. No nariz, revela aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de especiarias, além de toques de couro, chocolate e tabaco.

Durante o inverno, o Vinho Malbec fica ótimo na companhia de carnes vermelhas grelhadas e carnes de caça.

3 – Vinho Carménère

Outro bom vinho para o frio é o Vinho Carménerè, principalmente o Carménère Chileno.

Uma uva francesa, a Carménère era tida como extinta até 1994, quando foi redescoberta em meio a vinhedos de Merlot no Chile.

Os Vinhos Carménère apresentam coloração rubi intensa, contando com corpo médio. No nariz, revelam aromas de  frutas vermelhas, notas de especiarias e nuances herbáceas.

Na hora da harmonização, o Vinho Carménerè combina com carnes vermelhas, especialmente filé mignon, massas com molhos ricos e queijos maduros.

4 – Vinho Tannat

Para quem gosta de um vinho tinto estruturado, com taninos marcantes, não tem opção melhor do que o Vinho Tannat!

Apesar de ser originária da França, a Tannat é, hoje, a mais importante uva do Uruguai, dando origem à rótulos com aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de tabaco, café e baunilha.

O Vinho Tannat, além de ser um dos melhores tipos de vinhos para o inverno, é também o rótulo perfeito para combinar com um bom churrasco.

5 – Vinho Tempranillo

Uma uva de muitos nomes, também sendo conhecida como Tinta del País,  Tinta Roriz e Aragonez, a Tempranillo é a mais importante casta tinta da Espanha.

Os Vinhos Tempranillo são estruturados, contando com taninos aveludados. No nariz, revelam aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de especiarias, além de toques de chocolate, couro e tabaco.

Na hora da harmonização, o Vinho Tempranillo é versátil, combinando bem com pratos à base de carnes vermelhas, cordeiro e javali.

6 – Vinho Sangiovese

Quando o assunto são vinhos italianos, o primeiro rótulo que vem à mente é o Vinho Sangiovese.

A Sangiovese é a uva tinta mais cultivada da Itália, dando origem a dois dos mais expressivos vinhos do país, o Chianti e o Brunello di Montalcino.

Em boca, o Vinho Sangiovese é refinado, contando com boa acidez e taninos aveludados. No nariz, revela aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de especiarias e toques de tabaco.

Pratos à base de carnes vermelhas e carnes de caça são uma ótima opção para acompanhar os Vinhos Sangiovese, além de massas e pizzas.

7 – Vinho Pinot Noir

Procurando um vinho para o inverno que seja um tinto leve e que combine com aves e peixes? A melhor aposta é o Vinho Pinot Noir!

Em boca, o Vinho Pinot Noir é elegante, contando com boa acidez. No nariz, revela aromas de frutas vermelhas, notas florais e nuances herbáceas.

Um ótimo prato para harmonizar com o Vinho Pinot Noir no frio é o Coq au Vin.

Mas se engana quem pensa que o Vinho Pinot Noir seja bom apenas com carnes brancas, ele também é um ótimo companheiro para pratos à base de carnes vermelhas, como o clássico Boeuf Bourguignon.

8 – Vinho Merlot

Se você acha os vinhos tintos elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon, Malbec e Tannat são muito intensos, vale a pena apostar no Vinho Merlot.

Em boca, o Vinho Merlot conta com taninos refinados e boa acidez. No nariz, revela aromas de frutas vermelhas e frutas negras, além de notas de especiarias.

O Merlot é um ótimo vinho para o inverno, além de ser uma excelente companhia para o Baião de Dois, uma iguaria típica da culinária do nordeste do Brasil.

9 – Vinho Nebbiolo

Uma opção de rótulo que combina muito bem com os dias mais frios é o Vinho Nebbiolo.

Originária da região do Piemonte, a Nebbiolo é a uva utilizada na produção do Barolo e do Barbaresco, dois dos mais importantes vinhos da Itália.

Em boca, os Vinhos Nebbiolo são potentes, contando com grande longevidade. No nariz, revelam aromas de frutas vermelhas, notas florais, nuances de especiarias, além de toques de tabaco, café e alcaçuz.

Na hora da harmonização, o Vinho Nebbiolo combina bem com pratos à base de carnes vermelhas, carnes de caça e queijos maduros.

10 – Vinho Syrah

Não é só de vinhos rosés que vive a uva Syrah, ela também dá origem a excelentes vinhos tintos!

Os Vinhos Syrah são encorpados, contando com taninos maduros e boa acidez. No nariz, revelam aromas de frutas negras e especiarias.

A melhor opção para harmonizar o Vinho Syrah no inverno é com hambúrguer, principalmente o hambúrguer de picanha.

Fonte: Divinho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.