Tempestade deixa Torres e região sem energia e transtornos em vários pontos da cidade

A passagem de temporal no início da tarde desta quinta-feira, 12 de dezembro, causou transtornos na cidade de Torres e

A passagem de temporal no início da tarde desta quinta-feira, 12 de dezembro, causou transtornos na cidade de Torres e região com queda de árvores e de postes de energia elétrica, alagamentos, casas e empresas parcialmente destelhadas em alguns pontos da cidade.

Houve registro de forte queda de raios, granizo e estragos materiais na região mais central, bairro Jardim Porto Alegre (Curtume) e na beira-mar de Torres. Também uma linha de transmissão de energia elétrica foi danificada deixando a região sem energia por volta de duas horas.

Com a colaboração dos ouvintes da Rádio Maristela, abaixo imagens enviadas para a emissora dos pontos mais atingidos.

EM CASOS DE TEMPORAIS:

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 80% dos casos de morte por raios poderiam ser evitados caso as pessoas soubessem como se proteger. 

– não fique em campos abertos, praias, próximo de árvores ou perto de cercas, não fique em abrigos abertos como varandas, toldos ou sacadas.

A melhor orientação é procurar um veículo para se abrigar ou uma edificação. O Inpe ainda esclarece que a maioria das pessoas é atingida por correntes indiretas, ou seja, dos raios que vêm pelo chão. A intensidade típica de um raio é de 30 mil ampéres, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico.

A cada 50 mortes por raio no mundo, uma é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno. São 130 mortes, mais de 200 feridos por ano.

Fonte: INPE