Veranópolis dá os primeiros passos para a retomada do Gemellaggio com Porto Viro, na Itália

Veranópolis iniciou a retomada do Gemellaggio (Cidades Irmãs) com a cidade italiana de Porto Viro, fortalecendo os laços históricos e culturais entre os dois municípios.

A articulação conta com o apoio e a interlocução do ex-prefeito Carlos Alberto Spanhol, que, acompanhado do empresário Leonildo Cesca, esteve na Itália na última semana.
Os veranenses foram recebidos pelo prefeito de Porto Viro, Mauro Mantovan, em uma agenda voltada à reaproximação das cidades. A Administração Municipal de Veranópolis, por meio do prefeito Dal Pai e do vice Mazetto, enviou símbolos representativos do município, reforçando o espírito de amizade e união que marcou a origem dessa relação.
Grande parte dos imigrantes italianos que chegaram a Veranópolis há 150 anos vieram da Região do Vêneto, onde está localizada Porto Viro.
A retomada do Gemellaggio, que teve seu início em 2002, tem como objetivo promover projetos culturais, educacionais, econômicos e sociais, estimulando trocas entre as duas comunidades. A expectativa é que uma comitiva italiana venha ao Brasil em maio de 2026, durante a Vera Fest La Cucagna, fortalecendo ainda mais esse elo de história e amizade entre os povos.
Spanhol foi designado pelo prefeito Mantovan como representante de Porto Viro para o Rio Grande do Sul.
Acompanhou a cerimônia, o vice-prefeito de Porto Viro Adam Ferro, a ex-prefeita Maura Veronese e o ex-prefeito Geremia Genari, além de familiares e representantes da comunidade e da Câmara de Vereadores do município.
Mantovan já designou uma Comissão para assumir as novas tratativas.
Para Spanhol, a retomada do Gemellaggio “possibilitará que jovens de ambas as cidades possam conhecer e conviver com as duas realidades culturais. A retomada desse projeto trará inúmeros benefícios para as nossas futuras gerações”.

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.