Visita a Comunidade Rural Terapêutica de Bento Gonçalves

Comitiva de Veranópolis conhece referência regional no tratamento de transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

No dia 21 de setembro, uma comitiva de Veranópolis composta pelo Prefeito, Waldemar de Carli, Vice-Prefeito, Thomas Shiemann, Secretária de Saúde, Vanessa Calioni Bordignon, Secretário de Governo, Eliézer Dalla Costa, Secretário de Finanças, Ricardo Ledur, acompanhados pela Coordenadora do CAPS, Manuela Generosi, vereadora, Maria Gregol e representantes da ASFADI – Associação Fazendo a Diferença, estiveram visitando a Comunidade Rural Terapêutica do município de Bento Gonçalves.
Localizada no Passo Velho, distrito de Tuiuty, a Comunidade Rural Terapêutica é referência na região para tratamento e acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime residencial transitório e de caráter exclusivamente voluntário (espontâneo). O espaço tem capacidade para atender até 32 pessoas e conta com monitores qualificados para acompanhar as atividades e rotinas instituídas na comunidade. A manutenção do serviço é custeado totalmente com recurso público da Prefeitura de Bento Gonçalves e respeita os fluxos de encaminhamento previamente instituídos pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que realiza a triagem inicial e encaminha para tratamento. Os pacientes têm auxílio psicológico, psiquiátrico, enfermagem, clínico, medicações, participam de grupos de autoestima, além da colaboração de entidades, e atendimento odontológico. A sede conta com biblioteca, horta, horto florestal, onde são cultivadas árvores nativas e flores.
A visita técnica foi conduzida gentilmente pelo Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, Secretário de Saúde, Gilberto Júnior, Coordenador de Saúde Mental, Maurice Bowary e monitores do serviço.
O intuito desta visita foi conhecer a estrutura da Comunidade Terapêutica, a rotina habitual dos residentes, o processo de trabalho para reabilitação dos mesmos, além de fortalecer vínculos, para possíveis futuras parcerias entre os municípios, além de ter referências para a idealização de projeto neste contexto na Terra da Longevidade.
 Fotos: SMS Veranópolis
Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.