Região

Caxias do Sul promove 1º Concurso das Melhores Cervejas

Vem aí o 1º Concurso das Melhores Cervejas de Caxias do Sul. Lançado na noite desta quinta-feira (07), na Cervejaria Felsen, o evento marcou a abertura das inscrições para a competição. O cadastro pode ser feito até 18/11, por meio do site www.cervaserra.com.br/concurso2019. O julgamento ocorre dia 24/11 e a entrega da premiação em 07/12.

O concurso tem o objetivo de promover e incentivar a produção de cerveja artesanal e estimular o aprimoramento técnico das cervejarias sediadas em Caxias do Sul, além de fomentar o setor do turismo, abrindo espaço para novas atrações turísticas. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa); de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sdete) e de Turismo (Semtur) com a Associação dos Produtores de Cerveja da Serra Gaúcha (Aprocerva) e a Cerva Serra.

Leonel Lorenzi, membro da Aprocerva e responsável pela organização do evento, enaltece que a promoção de um concurso voltado a esse nicho é fundamental para o fomento do setor no município. “Caxias do Sul é a terceira cidade do país no ranking de número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, por isso devemos valorizar este novo mercado emergente”, ressaltou. “Este concurso é um movimento para promover uma ferramenta que estabeleça a cultura da cerveja no município. Nosso intuito é aproveitar o momento favorável deste setor para fornecer produtos de qualidade à população e fortalecer a economia”, concluiu Lorenzi.

Para participar do concurso é necessário que a cervejaria seja associada à Aprocerva. Será permitida a inscrição de até seis estilos por cervejaria. As amostras deverão ser entregues nos Pavilhões da Festa da Uva (rua Ludovico Cavinatto, nº 1.431), entre os dias 19 e 21/11. O julgamento será feito por um júri especializado no dia 24/11, onde serão avaliados critérios como aroma, aparência, sabor, sensação na boca e impressão geral.

Serão premiadas com selos Ouro, Prata e Bronze as três melhores cervejas avaliadas em cada categoria, além da Melhor Cerveja e da Melhor Cervejaria. O custo da inscrição é de R$ 70 por amostra. O regulamento completo pode ser conferido no site da Cerva Serra e no da prefeitura. A premiação ocorre no dia 07/12 durante a 1ª edição Caxias Beer Festival, organizado pela Aprocerva, nos Pavilhões da Festa da Uva.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal Leouve
Foto: Petter Campagna Kunrath/divulgação