Estudo conclui que Gramado tinha transmissão comunitária de variante da covid-19 quando primeira morte no RS foi registrada

Um estudo do Laboratório Central do Estado (Lacen) concluiu que a primeira vítima da variante P1 da covid-19 no RS foi contaminada quando já havia transmissão comunitária da cepa surgida em Manaus. O rastreamento dos casos mostrou que o idoso de 88 anos estava em isolamento no interior de Gramado, mas manteve contato diário com uma pessoa que encontrou um trabalhador da área do turismo.

A transmissão comunitária ocorre quando já não é possível identificar a origem do processo de contaminação. No rastreamento, que embasou a publicação do Lacen, identificou-se que, além do idoso, o contatante direto dele, o trabalhador do setor de turismo e colegas dele tiveram diagnóstico de covid-19.

O idoso apresentou quadro respiratório no dia 29 de janeiro e foi internado na UTI do Hospital Arcanjo São Miguel no dia 3 de fevereiro. Morreu sete dias depois. 

Os pesquisadores pontuam ainda que no mesmo período houve um aumento rápido na quantidade de internações por covid-19 em Gramado e Canela, diferente do que ocorria em outras cidades da região. 

O secretário da Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, disse, nesta sexta-feira (5), que ainda não havia sido comunicado oficialmente das conclusões do Estado, mas que entende que já havia circulação do vírus em outros locais. Afirmou ainda que o aumento de casos é resultado de uma conjunção de fatores e não apenas da variante identificada na cidade e que já tem confirmação também em outros pontos do Estado, como em Porto Alegre. 

 

Fonte: Pioneiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.