10ª Fiema Brasil começa nesta terça-feira em Bento Gonçalves

Inovação, sustentabilidade e negócios marcam a programação da Fiema, de 20 a 22 de maio

A partir desta terça-feira, 20, Bento Gonçalves se torna palco de debates estratégicos, conexões empresariais e soluções sustentáveis com o início da 10ª Fiema Brasil. A feira se consolida em mais uma edição repleta de conteúdo qualificado, reunindo cerca de cem marcas expositoras e uma ampla agenda de eventos paralelos por meio do FiemaCon – uma imersão em conhecimento técnico, inovação e tendências em prol do meio ambiente.

Entre os destaques da programação está o 6º Meeting Empresarial, que reúne 12 painelistas em um novo formato. Nesta edição, serão três dias de imersão, convidando público e palestrantes a refletirem sobre passado, presente e futuro sob a ótica da questão ambiental. Com o tema “Empresas resilientes: estratégias para prosperar em um mundo em transformação”, o 6º Meeting Empresarial trará uma imersão ainda mais ampla no conhecimento compartilhado por executivos de algumas das principais empresas do país.

A feira também celebra estreias importantes: o inédito Seminário de Biogás e Energia de Resíduos e a primeira participação do Fórum Energiplast dentro da agenda oficial da Fiema. Já consolidado, o Fórum chega à sua 14ª edição e elegeu o FiemaCon para debater o tema “Do Resíduo à Energia: Tecnologias e Cases de Sucesso”.

O cronograma ainda contempla eventos já tradicionais na programação, como o 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, com o tema Sustentabilidade, Resiliência e Inteligência: Alinhando Desenvolvimento e Responsabilidade Global. A diversidade de temas dentro do FiemaCon possibilita contemplar profissionais de diversos ramos.

8º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, por exemplo, contará com painéis que discutirão um agronegócio sustentável.

Já o 2º Seminário de Construções Sustentáveis, que ocorre no primeiro dia da Fiema, aborda certificações e boas práticas para edificações sustentáveis. Ao todo, os eventos do FiemaCon reúnem mais de 70 palestrantes.

Para o presidente da 10ª edição da Fiema Brasil, Jonas Brevia, a expectativa é grande durante os três dias de feira.

“Serão mais de 100 expositores trazendo soluções em tecnologias e meio ambiente, direcionadas a qualquer negócio. Questões ambientais são necessárias a qualquer tipo de empreendimento”, afirma o presidente Jonas Brevia.

Jonas também enfatiza a atenção que a Fiema direciona às inovações e novas soluções, fazendo da feira um terreno fértil para o conhecimento:

“Teremos 40 startups mostrando o que elas vêm desenvolvendo em soluções para o meio ambiente. Serão inúmeras palestras e seminários, além do Meeting Empresarial, fortalecendo o conhecimento. É uma feira completa para o segmento ambiental”, finaliza o presidente da Fiema, Jonas Brevia.

Arena da Inovação

A Fiema Brasil traz o Espaço Arena da Inovação, que, em sua segunda edição, fortalece o propósito da feira em ser um espaço de negócios, tecnologia e conhecimento em meio ambiente. A evolução do ecossistema de startups encontra terreno fértil na Arena da Inovação, que contará com uma área projetada para mais de 30 startups expondo suas soluções e uma programação intensa de talks, painéis e pitches aberta ao público.

A Arena da Inovação ocorre nos três dias de feira, das 9h às 20h. No Palco Inovação, o evento ainda contará com palestras gratuitas, a Batalha de Startups e a Rodada de Inovação Aberta, que prometem fomentar novas parcerias e oportunidades comerciais.

Finep Experience

Também no primeiro dia de programação, a Finep Inovação e Pesquisa, uma das patrocinadoras e também expositora da Fiema Brasil, promove um evento sobre linhas de crédito, subvenções econômicas e incentivos à inovação. Na programação estão previstos dois momentos conduzidos em formato de painel. Neles, haverá apresentações breves e um debate entre mediador e palestrantes, além de um encerramento com mais detalhes sobre a atuação da Finep com startups e programas voltados especificamente para esse público. O evento ocorre das 13h30min às 16h30min.

BRDE presente na Fiema Brasil

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) marca presença na Fiema Brasil 2025 com o intuito de apresentar oportunidades de apoio a empreendimentos de geração de energia a partir de fontes renováveis e ao ecossistema de inovação. Nos últimos anos, o banco vem ampliando o volume de financiamentos para projetos nesses dois segmentos, tanto no Rio Grande do Sul quanto nos demais estados do Sul do país. O BRDE contará com estande próprio durante a feira, da qual também é patrocinador. Em seu espaço, apresentará, entre outras alternativas, linhas de crédito para empreendimentos privados e órgãos públicos, incluindo programas com recursos internacionais. O banco também atua em programas de aceleração de startups nos três estados da região Sul e no aporte de capital por meio de fundos de investimento.

Serviço:

  • O quê: 10ª Fiema Brasil
  • Quando: Dias 20, 21 e 22 de maio, das 9h às 20h
  • Onde: Fundaparque – Alameda Fenavinho, 481
  • Informações e ingressos: https://fiema.com.br/

A Fiema

A Fiema Brasil é uma realização da ProAmb e tem o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, empresa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal; Badesul – Agência de Fomento do Rio Grande do Sul; Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Verdera – unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos; Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Corsan, Banrisul, BRDE, Caixa e Governo Federal, Sicoob, Prefeitura de Bento Gonçalves, Procergs, Track Capital, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Tramontina, Vivaci Soluções em Sustentabilidade, Cimento Gaúcho, Sicredi e Icatu Coopera.

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.