Na noite de quarta-feira, 18, aconteceu a audiência pública para a eleição dos novos conselheiros do CAE – Conselho de Alimentação Escolar de Nova Prata para o quadriênio 2022/2026. O evento ocorreu na Plenária da Câmara de Vereadores e contou com a presença de segmentos sociais ligados ao controle social da execução dos recursos advindos para a alimentação escolar das Escolas da Rede Pública Municipal e Particular de Nova Prata/RS: pais, professores, profissionais da educação, representantes do poder executivo e legislativo e entidades civis organizadas.
Na oportunidade foram apresentadas as atribuições e relevância do CAE para a gestão da alimentação escolar, destacando as formas de atuação dos conselheiros. Sirlei Tarasconi, presidente do atual conselho que encerra suas atividades dentro do quadriênio 2018/2022, ao fazer uso da palavra também destacou a importância do conselho e relatou sua experiência frente ao mesmo. A secretária de educação Loreni Schaeffer Tonin e o vereador Cláudio Dilda, em seus pronunciamentos, também destacaram a relevância das atividades do CAE.
Ainda durante a audiência, aconteceu a indicação e eleição dos representantes dos segmentos presentes para compor a nova nominata de conselheiros do CAE.
Por unanimidade dos votos dentre os presentes, a nominata assim ficou instituída:
Representantes indicados por entidade civis organizadas: como titulares Daiane Petrykowski Podenski (representante da Associação Comunitária de Educação e Ação Social de Nova Prata – ACEASNOP) e Danuza Vendramin Comunello (EMATER de Nova Prata. Como suplentes Rodolfo Augusto Schmit (Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Nova Prata) e Elaine Maria Casanova (Liga Feminina de Combate ao Câncer).
Representantes dos Professores e Trabalhadores da Educação: como titulares Treici Guizzardi Rapkievicz Schmit (EMEI Criança Feliz) e Rejane Marilda Rodrigues Costa (EMEI Primeiros Passos). Como suplentes Aline Antonioli (EMEF Angela Pellegrini Paludo) e Vanderleia Petrykovski Koprovski (EMEI Educare).