Bento passa a contar com mais cinco leitos de UTI para tratar da Covid 19

A partir de agora, dos 30 leitos do Tachhini, 18 serão destinados aos pacientes do SUS

Foi assinado ontem pelo município o termo de aditamento contratual com Hospital Tacchini para locação de mais 05 leitos de UTI Adulto SUS para Bento Gonçalves para atender exclusivamente pacientes com a Covid-19. Os custos dos leitos de R$ 1,6 mil serão pagos pela Prefeitura até a habilitação pelo Ministério da Saúde.  O ato de assinatura contou com a presença do prefeito Guilherme Pasin, do Coordenador Médico da SMS, Marco Antônio Ebert e do superintendente do Tacchini, Hilton Mancio. O Hospital Tacchini conta com 30 leitos de UTI. Desses, 13 são para atendimento de pacientes pelo SUS e, o restante, para aqueles que possuem plano de saúde. Com a habilitação dos outros 5 leitos, serão 18 para atendimento de pacientes SUS. 

Hoje os 13 leitos são destinados para todas as enfermidades, e não apenas para pacientes com coronavírus. Dessa forma, a estrutura tem se mostrado insuficiente diante da demanda, o que tem levado a transferências de moradores de Bento Gonçalves para hospitais de outros municípios gaúchos, e o Município também recebe pacientes de outras cidades. Essas transferências ficam a cargo da Central de Leitos do Estado.

 Para o Prefeito, que também assumiu a Secretaria da Saúde os novos leitos dão a garantia de enfrentamento a doença. “Isso nos da uma garantia de enfrentamento ao Coronavírus de forma muito plena. Estes 05 leitos agregados aos já existentes nos possibilitam que consigamos trabalhar com tranquilidade para o atendimento da nossa população. Estaremos locando estes 05 leitos até que a habilitação pelo Ministério da Saúde seja efetivada”, disse. 

 

Fonte e foto: Portal Leouve