Cotiporã Incentiva a produção orgânica

No município de Cotiporã, mais de cinco famílias trabalham com o cultivo orgânico certificado de hortaliças, frutas, grãos, plantas bioativas,

No município de Cotiporã, mais de cinco famílias trabalham com o cultivo orgânico certificado de hortaliças, frutas, grãos, plantas bioativas, cogumelos e brotos comestíveis. Além destas, há demandas de outras famílias buscando alternativas para a produção destes alimentos. 

De modo a incentivar a agricultura orgânica no município, a Administração Municipal de Cotiporã disponibiliza através do programa “Terra Fértil”, o transporte de composto orgânico, pó de rocha e cinza calcítica de forma gratuita.  Além disso, através de convênio firmado com a Administração Municipal, os produtores contam ainda com o acompanhamento de técnico especializado em agricultura orgânica.

Os produtos são comercializados em feiras e diretamente ao consumidor, e ainda integram o cardápio da merenda escolar servida na rede municipal de ensino.

Nesta semana, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Douglas Penso, acompanhou a entrega do composto orgânico pela Prefeitura Municipal, na propriedade de Ivandro Antônio Alberton, localizada na Comunidade de São Brás, interior de Cotiporã.

Ivandro faz parte da “Ecovêneto”, grupo de produtores orgânicos do município, e possui em sua propriedade 2 hectares de vinhedos e 1 hectar de hortaliças, cultivando mais de 100 variedades através de sistemas ecológicos que preservam o meio ambiente.

No momento, o agricultor está iniciando a produção das frutas e hortaliças cobertas, aumentando ainda mais a produtividade no local, em especial de tomate, alface e morango. O cotiporanense afirma que a produção é comercializada em feiras nas cidades vizinhas e na capital Porto Alegre.

O Secretário de Agricultura, Douglas Penso, parabenizou a família pelo cuidado e pela dedicação na produção orgânica, afirmando que é de extrema importância a valorização e incentivo desta forma de cultivo para garantir a saúde dos consumidores e a preservação do meio ambiente. Douglas reforça ainda que os interessados em receber visitas pelo técnico do convênio podem solicitá-las e que estas são gratuitas.

O Prefeito Municipal em Exercício, Ivaldo Wearich, afirma ser motivo de muito orgulho ver a produção orgânica crescendo no município e Cotiporã se tornando marco no incentivo da agricultura sustentável. Ivaldo afirma que a Administração Municipal de Cotiporã será sempre parceira e estará a disposição para contribuir com os produtores cotiporanenses, ressaltando que agricultura é um dos setores mais valorizados e investidos no município.