Na tarde desta quinta-feira, 8 de maio, durante o Seminário de Enfermagem — atividade que integra a programação do mês de aniversário do município — foi apresentado à comunidade o Protocolo do PROMOVE-MAMÁ, instituído pelo Projeto de Lei nº 042/2025, aprovado ontem pela Câmara de Vereadores.
A enfermeira Eliane Tibola conduziu a apresentação, que marcou um momento histórico para a saúde pública de Cotiporã. O PROMOVE-MAMÁ é um projeto pioneiro na região, que estabelece o Programa Municipal de Promoção, Incentivo, Apoio e Proteção ao Aleitamento Materno, reconhecendo a amamentação como um direito de mães e bebês, um ato de amor, saúde e soberania alimentar.
O prefeito José Carlos Breda, emocionado com a iniciativa, abordou o projeto como um passo coletivo em direção a uma comunidade mais informada e acolhedora:
“Esse projeto é sobre cuidar juntos. É garantir que as famílias tenham acesso à informação e se sintam seguras para fazer escolhas conscientes desde o início da vida. Quando a gente compartilha conhecimento, a gente fortalece vínculos e constrói um futuro mais saudável para todos.”
Além do lançamento do protocolo, o encontro também celebrou o trabalho das enfermeiras e enfermeiros, em homenagem ao Dia do Enfermeiro, que se aproxima, comemorado em 12 de maio. Uma justa valorização a quem dedica a vida ao cuidado com o outro.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Dener Zanella, do secretário de Saúde e Assistência Social Sadi Marin, da secretária da Fazenda e Administração Elisandra Scussel, além das equipes da saúde, assistência social e do Conselho Tutelar — profissionais que fazem da escuta, da presença e da ação, instrumentos de transformação diária.