Pelo terceiro ano, Cotiporã realiza o Programa Terra Férti, que visa auxiliar os agricultores com a disponibilização de calcário.
O vereador Douglas Penso, explica que o programa tem sido um sucesso, atendendo mais de 100 famílias por ano. Segundo ele, é muito importante fazer a correção do solo para o aumento da produção.
“Com esse programa, o agricultor faz a análise de solo, que deve ser interpretada pela Emater ou outro técnico autorizado, e depois, ele chega na Secretaria de Agricultura com o laudo e recebe a quantia de até 10 toneladas, de acordo com a interpretção do laudo e análise”, explica, Douglas.
Valdir Falcade, Secretario de Agricultura , Meio Ambiente, Indústria e Comércio, destaca que o agricultor pode comparecer na secretaria para receber a sua autorização e ir na empresa Mineração Araújo retirar a quantia de calcário. “Solicitamos aos produtores rurais já incritos no programa, compareçam com a documentação e análises para receber a autorizaçao para a retirada do calcário”, destaca.
Vale destacar que o produtor que quiser adquirir uma quantia a mais de calcário, além da que receberá pelo programa, pode comprá-la na empresa Mineração Araújo, pelo valor da liciação, ou seja, pelo valor que a prefeitura adquiriu, o que barateará a compra.