Cotiporã recebe comitiva de italianos para fortalecimento cultural

No último domingo, dia 27 de outubro, o Prefeito Municipal José Carlos Breda juntamente com a Secretária de Turismo e

No último domingo, dia 27 de outubro, o Prefeito Municipal José Carlos Breda juntamente com a Secretária de Turismo e Cultura, Patrícia Gabriel e o Secretário de Administração e Obras, Valdir Falcade, receberam a visita de uma comitiva de italianos, vindos da região do Vêneto, na Itália. O grupo percorreu diversas cidades brasileiras divulgando o projeto “Leoni Del Mondo”, o qual visa identificar os municípios colonizados por imigrantes italianos da região do Vêneto. 

A recepção do grupo ocorreu na Comunidade de Nossa Senhora do Rosário, durante o XXV Encontro dos Clubes de Mães, onde o grupo apresentou-se e presentou Cotiporã com livro da cidade de Rovolon e a bandeira do Vêneto. Após, as autoridades cotiporanenses acompanharam a comitiva pela cidade, apresentando pontos turísticos e patrimônios históricos de Cotiporã. Na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, o grupo de italianos apresentou o projeto e explanou sobre o trabalho que está sendo realizado no Brasil. Na oportunidade, foram retomadas as tratativas para Gemellaggio com a cidade de Rovolon, que tem por finalidade fortalecer vínculos e raízes com a Itália, reforçando os costumes, práticas e principalmente a língua através do dialeto Talian.

A professora de italiano Ângela Scarton Taffarel e o Gerente da Cooperativa Sicredi Bernardo Elias Pitol, atuantes no projeto, também receberam e acompanharam o grupo.

O próximo passo será o fortalecimento do contato e o encaminhando de projetos que possam captar recursos para serem aplicados em Cotiporã no patrimônio histórico, artístico e cultural, em diferentes formas de manifestação.

O Prefeito José Carlos Breda afirma que essa parceria é um dos grandes passos para que seja mantida viva a cultura e as raízes italianas no município.