Em Cotiporã, aulas presenciais na Rede Municipal retornarão na próxima segunda-feira

Após publicação do Decreto Estadual nº 55.856, o qual possibilita a retomada do ensino presencial em todos os níveis e

Após publicação do Decreto Estadual nº 55.856, o qual possibilita a retomada do ensino presencial em todos os níveis e modalidades, o Município de Cotiporã planejou, durante esta semana, o retorno presencial das aulas para a Rede Municipal de Ensino.

Para garantir um retorno seguro e organizado, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto promoveu reuniões com as equipes diretivas, professores e membros do COE – Centro de Operações de Emergência em Saúde.

O COE – Municipal estabelece as seguintes diretrizes para o retorno das atividades presenciais da Rede Municipal de Ensino de Cotiporã:

– A partir de 03 de maio de 2021, para as etapas da Creche, na Educação Infantil, serão ofertadas aulas presenciais em apenas um turno, mediante autorização dos pais ou responsáveis e agendamento prévio realizado pela Instituição de Ensino. Sendo de responsabilidade das famílias o deslocamento da criança até a escola e da escola para casa;

– A contar de 03 de maio de 2021, para as etapas da Pré-escola na Educação Infantil, serão ofertadas aulas presenciais em conformidade com o Modelo de Ensino Híbrido, mediante autorização dos pais ou responsáveis e agendamento prévio realizado pela Instituição de Ensino. Respeitando ciclos quinzenais de aulas presenciais e remotas, sendo ofertado às famílias o transporte escolar, cumprindo os protocolos sanitários e de distanciamento controlado;

– Para as etapas dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, serão ofertadas aulas presenciais em conformidade com o Modelo de Ensino Híbrido, mediante autorização dos pais ou responsáveis e agendamento prévio realizado pela Instituição de Ensino. Respeitando ciclos quinzenais de aulas presenciais e remotas, sendo ofertado às famílias o transporte escolar, cumprindo os protocolos sanitários e distanciamento controlado;

– Os estudantes cujos responsáveis não autorizaram a participação nas aulas presenciais, permanecerão no modelo de ensino remoto, realizando atividades síncronas e assíncronas;

– As atividades destinadas ao Atendimento Educacional Especializado serão ofertadas aos estudantes de forma presencial com agendamento prévio realizado pela Escola, mediante aceitação e declaração por escrito da família e/ou responsáveis. Sendo a família responsável pelo deslocamento do aluno até a escola e também pelo retorno para casa.

Como é realizado o ensino no modelo híbrido?

As turmas são divididas em dois grupos, os quais são chamados de ciclos. Um desses grupos será atendido de forma presencial enquanto o outro grupo à distância. Após duas semanas de aula, invertem-se os grupos: aquele que estava tendo aulas presenciais passa a ter aulas à distância, e o grupo que estava tendo aulas à distância passa a frequentar as aulas presenciais.

 

Mediante orientações, o COE – Municipal irá acompanhar e monitorar o cenário epidemiológico para verificar possíveis adequações as propostas escolares, verificando a possibilidade do retorno das atividades presenciais.

Dependendo da classificação do Município no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, poderão ocorrer alterações nas ações adotadas para o retorno das aulas.

Mais informações poderão ser obtidas através da Secretaria de Educação e Desporto ou nas Escolas Municipais.

Contatos:

Secretaria de Educação e Desporto: 3446-2831

Escola Amor e Carinho: 3446-2850

Escola Caminhos do Saber: 3446-2840