Fagundes Varela terá a sua primeira CGH

Fagundes Varela terá a sua primeira Central Geradora Hidrelétrica (CGH). A informação foi confirmada pela empresa Delfes Engenharia, que tem

Fagundes Varela terá a sua primeira Central Geradora Hidrelétrica (CGH). A informação foi confirmada pela empresa Delfes Engenharia, que tem sua sede em Santa Catarina e será responsável pela instalação da CGH a ser edificada junto ao Arroio Vicente Rosa, na divisa entre Fagundes Varela e Veranópolis. A previsão é de que a obra inicie dentro de 30 dias. Serão investidos mais de R$ 9 milhões e criados 30 empregos diretos e mais de 100 indiretos.
Conforme os engenheiros Volnei Delfes e Everton Delfes, os impactos ambientais serão pequenos e toda a área de preservação permanente (APP) será recuperada, replantada, identificada e monitorada durante o período da usina. A cada 1 pinheiro, por exemplo, que for cortado, outros 10 terão que ser plantados.
A nova CGH terá capacidade de energia instalada de 750 kw, suficiente para abastecer 100% do município de Fagundes Varela. Ela terá condições de reforçar energeticamente a nossa região.
A previsão é de que a usina seja entregue dentro de 12 meses.
Na manhã desta quinta-feira, dia 17, o prefeito Nelton recebeu Volnei e Everton sem seu gabinete. Acompanharam o ato, o Secretário de Obras, Édimo Testa e o biológo, Ronaldo Belenzier.
Fagundes Varela terá retorno de impostos com o faturamento da nova CGH, podendo reverter esses recursos em diversas áreas do desenvolvimento local, como saúde e educação.