Frigoríficos respondem por mais da metade dos surtos de coronavírus no RS

Mais da metade dos surtos de coronavírus investigados no Rio Grande do Sul — 52% do total — estão localizados em frigoríficos. Dos 44

Mais da metade dos surtos de coronavírus investigados no Rio Grande do Sul — 52% do total — estão localizados em frigoríficos. Dos 44 focos identificados até quarta-feira (27), 23 ficam em abatedouros, conforme indica o Informe Epidemiológico divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria Estadual da Saúde. 

As empresas têm plantas em 17 municípios gaúchos, contabilizam 3,3 mil casos de trabalhadores com sintomas gripais e 842 pessoas com teste positivo para a covid-19. Até o momento, ocorreram quatro óbitos de funcionários e 11 de pessoas que tiveram contato direto com os infectados. 

Um surto ocorre quando há a presença de dois ou mais casos de síndrome gripal em um mesmo ambiente fechado, com intervalo de sete dias entre a data de início dos sintomas. No boletim, os focos foram identificados com base em dados disponíveis até 24 de maio. No entanto, o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), que vem monitorando a situação na indústria, indica que a incidência de casos de covid-19 nesses estabelecimentos é ainda maior. A partir da testagem em massa nas empresas, o MPT-RS contabiliza 2,2 mil casos confirmados.  

Casos de coronavírus em frigoríficos não são exclusividade do Rio Grande do Sul. Em outros Estados e até mesmo em países como Estados Unidos e Alemanha plantas de abates enfrentaram o mesmo problema. 

A forma como a atividade está estruturada acaba explicando porque alguns estabelecimentos viraram focos de transmissão. As unidades não possuem ventilação externa, contam com elevada umidade no ambiente e o uso de mão de obra é intensivo principalmente nos setores de aves e suínos, com os profissionais atuando muito próximos uns dos outros na linha de produção. 

Número de surtos investigados em frigoríficos no RS

27 de maio – 23

20 de maio – 18

13 de maio -17

6 de maio – 12

29 de abril  – 9

 

– Os casos

A Secretaria Estadual da Saúde identifica 23 surtos em frigoríficos, em 17 municípios: Arroio do Meio, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Encantado, Farroupilha, Garibaldi, Lajeado, Marau, Miraguaí, Nova Araçá, Passo Fundo, Poço das Antas, Seberi, Serafina Corrêa, Tapejara, Três Passos e Trindade do Sul.

 

 

 

 

 

Fonte: Gaúcha ZH