Municípios da região apostam em busca ativa de infectados pelo coronavírus e ampliação da fiscalização

A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) entregou seu plano de ação ao Gabinete de Crise do Governo do Estado nesta sexta-feira (28) após o sinal de Alerta recebido na quarta (26) no Sistema 3As. A proposta é uma busca ativa dos infectados, além de fiscalização se os positivos cumprem o isolamento. Por fim, uma nova ação de conscientização deve ser divulgada nos próximos dias. As medidas entrarão em prática no fim de semana, após uma nova reunião com todos os prefeitos, que será realizada no sábado (29).

Esse plano proposto poderá ser alterado a qualquer momento, se o Grupo de Trabalho (GT) da Saúde do Estado entender que essas ações não são suficientes para controlar a expansão do coronavírus. O GT Saúde estará trabalhando direto com o Comitê Técnico na Amesne nos próximos dias.

A proposta entregue pela associação serrana prevê aumento da testagem, comprando mais testes antígenos numa parceria entre os poderes público e privado. Além disso, é proposto o monitoramento de todos os positivos e seus familiares, principalmente se estão cumprindo o isolamento. Aumentar a fiscalização dos protocolos obrigatórios, inclusive nos serviços considerados essenciais, também está no documento enviado ao Estado. Por fim, uma campanha de conscientização sobre os cuidados básicos e de procurar o teste aos primeiros sintomas da doença.

— Pedimos a compreensão nesse momento para não retroagirmos nessa busca que tivemos para proporcionar a condição de trabalho a todos. Portanto, a ideia é que todos possam ter todos os cuidados e conseguirmos vencer mais essa etapa difícil que estamos vivendo — disse Fabiano Feltrin, prefeito de Farroupilha e presidente da Amesne.

Segundo os dados do governo do Estado, o crescimento semanal de novos casos reduziu para 8% – era de 36% na quarta-feira. Os leitos clínicos das alas covid-19 também apresentam alta na ocupação, com 428 pacientes, enquanto a ocupação dos leitos de UTI estabilizou próximo dos 90%. Por enquanto, algumas cidades estão cumprindo protocolos mais rígidos, principalmente nos Campos de Cima da Serra.

Fonte: Jornal Pioneiro

Foto: sonreir es gratis/Getty Images 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.