Penúltimo final de semana do Festiqueijo 2022 recebe 7,4 mil pessoas

FESTQUEIJO 2022, em Carlos Barbosa

O quarto final de semana do Festiqueijo 2022 seguiu no ritmo de muita gastronomia, música e alegria. Passaram pelo Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa 7,4 mil pessoas, totalizando, desde o início do Festival, 27,7 mil visitantes. Foram consumidos até o momento 4,9 mil quilos de queijos, 1.710 quilos de galeto, 476 quilos de salsichão e 27.750 unidades de pasteis, além de 30,8 mil garrafas de espumantes e 10 mil garrafas de vinhos. O Festival gastronômico mais gostoso da Serra Gaúcha segue até o dia 31 de julho, sempre às sextas, sábados e domingos.

Na sexta-feira, 22, o Festiqueijo recebeu o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, que instalou temporariamente seu gabinete no palco da Vila das Etnias, na rua Coberta, em Carlos Barbosa, local que homenageia as 11 etnias que ajudaram a formar a população da cidade. Ele também visitou a feira ‘Feito em Barbosa’ instalada no Pavilhão da Tramontina, com 28 expositores e produtos exclusivamente locais, e o processo produtivo de facas e frigideiras na T Factory Store, da Tramontina.

O 31º Festiqueijo conta com 24 expositores, considerando 10 queijarias, nove vinícolas e espaços variedades, que oferecem uma seleção de seus melhores produtos, tudo à disposição do visitante. O cardápio inclui mais de 40 tipos de queijos e suas variações, 30 rótulos de vinhos e 25 de espumantes, sucos de uva, água, refrigerante, café, sorvetes e quatro mesas de buffet com 11 pratos.

Neste ano, de forma inédita, a diretoria criou a Área Vip, para oferecer mais conforto, serviços diferenciados, assim como uma ambientação temática. O espaço, com capacidade para 115 pessoas, com conta com chefs, garçons e espaço para sentar.

Atrações externas
A Vila das Etnias e a feira ‘Feito em Barbosa’ são atrações na área externa e com acesso gratuito. A Vila das Etnias homenageia as 11 etnias que ajudaram a formar a população da cidade. As principais são as predominantes alemã e italiana, além da polonesa e suíça, cujos berços das imigrações no Rio Grande do Sul são na cidade. Pela sua representatividade, elas ganharam casas individuais na Vila das Etnias, instalada na Rua Coberta, ao lado do Festiqueijo. Uma quinta casa abriga conteúdos históricos, artísticos e culturais das etnias francesa, holandesa, espanhola, austríaca, ucraniana, luso-brasileira e de matriz africana, também presentes na localidade.

A feira ‘Feito em Barbosa’, instalada no Pavilhão da Tramontina, ao lado da Rua Coberta, tem 28 expositores e produtos exclusivamente locais nos setores do vestuário, acessórios, papelaria, brinquedos, artesanato, alimentação, entre outras opções. A entrada é gratuita e acontece nos mesmos dias e horários do Festiqueijo, de sextas a domingos, até 31 de julho.

Para quem quiser levar para casa os sabores do Festiqueijo, pode passar pelo Armazém do Festiqueijo, junto à Vila das Etnias. Queijos, salames, grostolis, pães, cucas, massas entre tantas outras deliciosas opções, típicas da Serra Gaúcha, podem ser adquiridas no espaço.

Marcas presentes
Queijarias: Cooperativa Santa Clara, Casa do Queijo Laise, Granja Cichelero, Queijos Ferrari, Gran Mestri, Casa do Queijo Ipar, Lua do Queijo, RAR-Rasip, Queijaria Somacal, Laticínios 3 Palmeiras.
Vinícolas: Casa Garcia, Casa Valduga, Vinícola Garibaldi, Vinícola Aurora, Miolo Wine Group, Vinícola Pedrucci, Vinícola Don Nanetto, Vinícola Vaccaro, Amitié Espumantes e Vinhos Finos. Variedades: Bebidas Sarandi, Café Onze e Estação do Pão e Sabory Sorvetes.

Fonte: Conceito Com / Foto: Divulgação