Prazo para regularizar título de eleitor encerra nesta segunda

Termina nesta segunda-feira (6) o prazo para os eleitores que não votaram e não justificaram sua ausência nas três últimas

Termina nesta segunda-feira (6) o prazo para os eleitores que não votaram e não justificaram sua ausência nas três últimas eleições regularizarem seu cadastro perante a Justiça Eleitoral. No Rio Grande do Sul, 126.255 eleitores estavam nessa situação, quando foi aberto o período para a regularização do título eleitoral. Cada turno é considerado uma eleição.

Se não fizer a regularização, o eleitor terá seu título cancelado, ficando impedido, entre outras sanções, de obter carteira de identidade ou passaporte e participar de concursos públicos.

As listas contendo os nomes e os números dos títulos desses cidadãos estão disponíveis nos Cartórios Eleitorais e nas Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) e também podem ser consultadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para regularizar sua situação, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral ou CAE de sua cidade e apresentar os seguintes documentos:

1. documento com foto que comprove sua identidade;
2. comprovante de residência atualizado;
3. comprovante de recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento.

A Justiça Eleitoral não envia por e-mail tais comunicados, por isso os eleitores devem ficar atentos, caso recebam mensagens nesse sentido.