A sexta-feira (10) será marcada pela chegada de uma nova frente fria, que deve intensificar a chuva no Rio Grande do Sul. Em todo o Estado, as precipitações podem vir acompanhadas de descargas elétricas e eventual queda de granizo. Na Metade Norte, os volumes serão bastante expressivos até o final do dia, não se descartando o risco para problemas como alagamentos.
Também são previstos altos volumes de chuva na Metade Sul, da Fronteira Oeste até a Campanha, aumentando a possibilidade de transtornos nos municípios da região. O vento ainda sopra com intensidade de moderada a forte em todo o Estado, especialmente na faixa Leste. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de temporal, com previsão de acumulados entre 50 e 100 mm/dia, rajadas de vento entre 60 e 100 Km/h e queda de granizo.
O leve aumento da temperatura registrado nesta quinta-feira (9) — que foi marcada por céu nublado e pancadas de chuva — não dura muito e a sensação de frio volta ao Estado devido à mudança na direção do vento. A mínima, de 13ºC, está prevista para a noite em Quaraí, na Fronteira Oeste, e a máxima, de 26ºC, para a Torres, na Litoral Norte.
— A noite deve ser mais fria que a tarde e a manhã, especialmente na Campanha e na Fronteira Oeste, o que é incomum. O fenômeno, chamado de inversão térmica, acontece por causa do avanço da massa de ar frio ao longo do dia — explica o meteorologista da Somar Caio Guerra
Instabilidade perde intensidade
A frente fria começa a se afastar do Rio Grande do Sul no sábado (11). Com isso, a instabilidade começa a perder intensidade. Mesmo assim, a chuva deve atingir todo o Estado. Na Metade Norte, as precipitações ocorrem em forma de pancadas, ainda acompanhadas por trovoadas e vento moderado. Os maiores acumulados são esperados na fronteira com Santa Catarina, devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica. Na fronteira com o Uruguai, a chuva perde força e ocorre de forma bastante isolada.
Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.
Confira como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta sexta-feira (10)
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 22°C
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 23°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 20°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 22°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 21°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 22°C
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 21°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 26°C
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 24°C
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 25°C
Xangri-lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 24°C
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 23°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 23°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 20°C
Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 21°C
Fonte: Rádio Gaúcha