Rota do Sol é liberada em Itati após avaliação de equipe do Daer

Durante a manhã, houve bloqueio total em função de um possível risco de desmoronamento

Após avaliação de engenheiros do Daer, a Rota do Sol foi liberada para o tráfego de veículos. Durante a manhã desta quinta-feira (17), ocorreu um bloqueio total no km 4 da ERS-486, em Itati. A medida foi tomada na rodovia que liga a Serra ao Litoral Norte para avaliar o risco de desmoronamento por causa das chuvas intensas na região. No início da tarde, o fluxo voltou a ser liberado de maneira parcial.

O trânsito no trecho está parcialmente interrompido desde junho, quando rochas caíram sobre a rodovia após um período chuvoso. As pedras ocupam a estrada de sentido Serra-Litoral e o fluxo é desviado por uma das duas faixas de subida, que estão livres. O ponto fica próximo ao Viaduto da Cascata.

Conforme o Daer, os blocos de rochas que permanecem na pista servem para amortecer o impacto em caso de novos deslizamentos. O departamento estadual continua monitorando o trecho e alerta que, caso seja necessário, podem ocorrer novas interdições para garantir a segurança dos usuários da estrada.

De acordo com a autarquia, o processo para a solução definitiva está em andamento. Está sendo finalizado o projeto de contenção do talude, que consiste em uma tela grampeada. No entanto, a implantação ainda depende da contratação de uma empresa especializada.

 

Fonte: Jornal Pioneiro

Fotto: Daer/divulgação