Sob atuação de ciclone extratropical, RS poderá ter vento acima dos 100 km/h e chuva intensa nos próximos dias

Rajadas já ganham força no Litoral; no Sul, carro foi levado pelo mar no domingo (15)

Litoral do Rio Grande do Sul deve registrar ondas com mais de quatro metros de altura e vento intenso, com chance de rajadas de mais de 115 km/h, nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, a agitação do mar e a ventania são motivadas por um ciclone extratropical que atua próximo à costa gaúcha desde domingo (15).

Nesta segunda-feira (16), o ciclone se movimentou em direção ao alto mar, mas deixando sinais de que atuação é forte sobre o Estado. Em Santa Vitória do Palmar, na Região Sul, a agitação do mar já, registrada em alguns municípios, foi responsável por arrastar um carro para dentro da água na praia do Hermenegildo.

Um Pajero TR4 foi deixado no local pelo proprietário por volta das 20h de domingo (15). Horas depois, devido à ressaca do mar, o veículo foi levado para dentro das águas. Não havia ninguém no interior do carro, que ainda não tinha sido retirado do mar na manhã desta segunda-feira (16). O ponto no qual o veículo foi deixado fica próximo ao centro da praia.

De acordo com a Climatempo, a praia do Hermenegildo deve ser um dos locais mais atingidos pela ação do ciclone.

— O ciclone se afastou para alto mar, mas volta para mais perto da costa e, por isso, teremos intensificação das ondas, mas principalmente do vento para amanhã (terça-feira) no Rio Grande do Sul — explica a meteorologista Carine Gama.

Com o afastamento, entretanto, ele se unirá a outro ciclone extratropical, com origem na costa do sul da Argentina, o que intensificará os ventos em todo o Estado. A partir dessa junção, o fenômeno poderá ser reclassificado, sendo considerado um ciclone subtropical (que pode ter características de ciclone tropical e extratropical).

Nesta segunda-feira (16), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) emitiu um alerta sobre a situação do tempo para os próximos dias no Estado, destacando a força do vento. Pela previsão, nesta terça-feira (17), o ciclone deve se deslocar do alto mar em direção ao continente: primeiro, pela Região Sul e, durante o dia, nas demais localidades. Espera-se rajadas de vento entre 60 a 80 km/h na metade Oeste; na metade Leste, entre 90 a 100 km/h, mas podem chegar até os 110 km/h em locais próximos ao Litoral. Na quarta-feira (18), o ciclone tende a se deslocar para Nordeste, pela faixa litorânea, com ventos entre 80 e 100 km/h, de acordo com o alerta da Sema.

fonte: Pioneiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.