TSE divulga calendário das eleições de 2022 com primeiro turno para 2 de outubro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou em seu portal as datas oficiais que envolverão as eleições deste ano de 2022,

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou em seu portal as datas oficiais que envolverão as eleições deste ano de 2022, que definirá o presidente, governadores, senadores e deputados que ficaram nos cargos pelos próximos quatro anos. Segundo o órgão, 2 de outubro será a data do primeiro turno, onde milhões de brasileiros devem ir às urnas para votar.

Seguindo o calendário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 de outubro, caso nenhum candidato a presidente alcance a maioria absoluta dos votos válidos. O mesmo vale para a disputa dos governadores.

Em relação as propagandas, a partir de 16 de agosto poderá realizar-se comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas. Peças publicitárias em horário gratuito em rádio e televisão ficam liberadas também a partir de 16 de agosto, mas encerram-se em 29 de setembro.

Os candidatos terão o prazo máximo de 3 de março a 1º de abril para aproveitar a janela partidária e trocar de partido livremente, sem correr risco de perder o mandato. Já no dia 2 de abril é a data limite para que todos os parlamentares estejam devidamente filiados aos partidos pelos quais pretendem concorrer.

Para os eleitores, uma data de atenção é 4 de maio, em que se estabelece o prazo máximo para emissão ou troca de título de eleitor.

O calendário completo pode ser conferido no portal do TSE, clicando aqui.

Foto: Marcelo Camargo

fonte:Jornalsemanário