Games

Games

            Quem nunca curtiu um jogo? Quem nunca passou horas se divertindo jogando? Os jogos fazem parte do nosso dia a dia. Adoramos!

            Que tal uma partida de Canastra? Mas vale o três vermelho? Pode bater com suja? Se fosse jogar Pontinho? Ah não, vamos jogar bisca. Mas não vale mostrar as cartas, hein. Opa… ele tá com o Ás.


Sabe jogar tressete? Clique aqui!

            E o famoso pôquer, que leva legiões a Vegas? Xadrez? Damas? Dominó? Gamão? Jogo da Memória? E o Jogo do Burro?

            Temos muitas opções de jogos de tabuleiro e de cartas, pra curtir a família, amigos, passar o tempo num dia chuvoso nas férias de verão, quando não dá pra ir pra beira da praia. Sabe jogar “General”?

            E o jogo mais perigoso do mundo? Você sabe do que eu tô falando, né? Óbvio que é “UNO”. Um jogo capaz de acabar com amizades e amores em segundos, com a temível “+4”. 

Mas e os tais de Vídeo-Games? Você lembra do Atari?



Clique aqui para jogar e matar a saudade!

Pac-man: Lançado em 22 de maio de 1980, foi um sucesso. O jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade.

Enduro: Lançado em 1983. O jogador controla um veículo similar a um carro de Fórmula 1, e deve competir no National Enduro, uma corrida de resistência de longa distância, cujo percurso é aleatório. O objetivo da corrida é ultrapassar uma certa quantidade de carros a cada dia, para permitir ao jogador continuar correndo no dia seguinte. O jogador deve desviar de outros pilotos, ultrapassando 200 carros no primeiro dia, e 300 carros nos dias posteriores. À medida que o jogador avança, a visibilidade também muda. À noite, o jogador só consegue ver as luzes traseiras dos carros. Conforme os dias passam, os carros se tornam mais difíceis de ultrapassar. O clima também influencia a jogabilidade, podendo resultar em trechos de gelo (que limitam o controle do veículo), ou de neblina (que reduzem a visibilidade).

River Raid: Lançado em 1982, foi um sucesso também. A versão do jogo para Atari 2600 vendeu um milhão de cópias, sem contar cópias não autorizadas e cartuchos com vários jogos. O jogador controla um avião que sobrevoa um rio. Ao contrário dos jogos de tiro até então, onde todo o jogo se passava em uma tela fixa, em River Raid a aeronave move-se verticalmente ao longo do rio, repleto de navios, helicópteros e aviões inimigos, com nível de dificuldade progressivo. A velocidade do avião é regulada pelo jogador. Outra inovação foi a introdução de um tanque de combustível limitado, que obriga o jogador a reabastecer o avião nos postos espalhados pelo rio.

Freeway: o jogador controlava uma galinha que deveria atravessar uma rodovia cheia de automóveis e de caminhões, com mais de seis pistas. Jogo de 1981.

Nostálgico, né?

            Em seguida vieram “Master System”, “Mega Drive”, “Nintendo”, entre outros, com jogos e gráficos mais qualificados. Uma febre! E logo chegaram os PS e Xbox. Renovando as gerações a cada tanto tempo. Noites e mais noites olhando para a tela e jogando. Ahhhh!

Fã de Master System?


Clique aqui

Fã de Mega Drive?


Clique aqui

Fã de PlayStation?


Clique aqui

Fã de Xbox?


Clique aqui

Tem como não ser fã de Super Mário?


Clique aqui

            E como esquecer dos Fliperamas? Era um templo para a gurizada. Quem viveu nos anos 80 e 90 com certeza morre de saudades do fliperama. As máquinas de fliperamas, ou arcades, foram um sucesso e fizeram parte da juventude de muitos que iam até os estabelecimentos para se divertir com diferentes jogos e que atualmente é muito difícil de encontrarmos com a indústria dos video games domésticos crescendo cada vez mais por toda parte. Mas, quem viveu nesta época de ouro sabe o valor especial que tinha comprar a sua fichinha, reunir os amigos e jogar nos fliperamas.

Dá uma olhada aqui nos lados bons e nos lados ruins dos jogos, lembrando que sempre é bom evitar o excesso.


Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

Jogos online (pelos jogadores, só chamados na versão inglesa de “Games”)

Foi-se o tempo em que os jogos eram vistos apenas como entretenimento. Hoje, é possível ver metodologias e estratégias em jogos on-line, para a resolução de problemas do nosso cotidiano e, indo além, usá-las para treinamento profissional, entrevistas de emprego e testes que avaliam o perfil de uma pessoa.        

            Game, jogo eletrônico, jogos digitais, videogame. Todos esses termos são usados para jogos em que a pessoa que está jogando – jogador ou gamer – interage por meio de periféricos que são conectados ao aparelho, entre eles: controles (joysticks), teclados, monitores, entre outros.

            Os primeiros jogos eletrônicos surgiram em 1989 e eram viabilizados por meio de ligação direta local e/ou internacional. É isso mesmo: o jogo se dava quando os jogadores se ligavam por meio de um modem de computador ou mesmo por uma linha telefônica comum – algo bem lento e totalmente instável.

            Em meados de 1991 foi criado, então, o primeiro game realmente on-line – um jogo de xadrez com o sistema Java Connect. Mais um passo largo foi dado em 1995. Com a internet um pouco melhor, os jogadores tiveram mais liberdade e muitos dos jogos passaram a ser disponibilizados sem custo. Nessa época, foi o boom dos Doom 2, Descent 2 e Heretic.

            Com a banda larga ganhando a atenção do mundo todo, em 1997, o universo dos games passou a ser levado a sério – pois é, aí a brincadeira ficou séria! Alta velocidade, evolução de servidores e maior abrangência de área foram pontos importantes para o início das comunidades dos jogos eletrônicos.

            De lá pra cá, a tecnologia avançou em níveis extraordinários, proporcionado experiências até então inimagináveis aos gamers mais retrôs. Hoje, os games estão cada dia mais próximos da realidade, com diferentes gêneros, consoles e plataformas. Também é possível encontrar jogos on-line grátis, além das versões mais sofisticadas e pagas.

Valorant: Este jogo eletrônico possui personagens com habilidades bem específicas e o objetivo é ativar uma bomba para defender o próprio território. As equipes são divididas entre ataque e defesa e podem trocar de lado, vencendo aquela que fizer 13 pontos primeiro (em 24 rodadas).

Mortal Kombat: Série de jogos conhecida pelo alto nível de violência, incluindo as fatalidades (golpe final de uma luta, quando o oponente já está tonto ou desacordado). Mortal Kombat é uma das mais reconhecidas e influentes séries de jogos de luta na história dos videogames.

Call of Duty: Abreviado como CoD, esses jogos on-line mesclam guerra, tiro em primeira pessoa e ação, tendo o seu início no computador e, mais tarde, expandindo-se para variados tipos de consoles.

Fortnite: Jogo on-line que apresenta multijogador, desenvolvido pela Epic Games e disponibilizado em diferentes plataformas de games que compartilham da mesma estrutura de jogabilidade e conta com motor gráfico de jogos.

MineCraft: é o jogo eletrônico mais vendido de todos os tempos – são mais de 200 milhões de cópias em todas as plataformas e mais de 126 milhões de gamers assíduos mensalmente. Nele, os jogadores exploram um mundo tridimensional e pixelizado, descobrindo e extraindo matérias-primas, construindo estruturas e combatendo inimigos controlados pelo computador, cooperando e competindo com jogadores no mundo todo.

GTA: Também um jogo bastante aclamado de mundo aberto, no GTA – Grand Theft Auto, os jogadores assumem o papel de um personagem (protagonista do enredo, traficante, assassino, criminoso) e deve cumprir as missões para progredir na história, participando de ações não lineares.

FIFA series: Mais conhecido pelos jogadores como FIFA Football ou mesmo FIFA Soccer, essa série é composta por videojogos de futebol, com atualizações todos os anos pela Eletronic Arts. Por meio de simulação, as partidas são bastante realistas e ganham adeptos a cada novo lançamento.

Free Fire: Pertencendo ao gênero battle royale, o Free Fire entra na lista de jogos mobile exatamente por estar disponível nos aparelhos eletrônicos, tanto para Android como iOS.

League of Legends: Chegamos ao top of mind de todo o texto. Sim, esse é o jogo mais jogado do mundo. O League of Legends, mundialmente chamado de LOL, é o jogo eletrônico mais popular nos dias de hoje. Trata-se de um game de estratégias, no qual duas grandes equipes – de cinco campeões poderosos – enfrentam entre si com o objetivo de destruir a base adversária. As rodadas são épicas e os campeonatos cada vez mais conhecidos.

Conhece a Nyvi Estephan?


Clique aqui e conheça!

E aeee, bora jogar?

fliperama (1)
Atari
186841451
ps5-product-thumbnail-01-en-14sep21
PRINCIPAL
nyvi e
2016-01-21-master-system-curiosidades-polemicas-lista
SONY DSC

Anterior
Próximo

Repórteres:

Richard Zorzo

Cristhian Savaris

Jian Bin

Maria Binda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.