Sustentabilidade

Sustentabilidade

Sustentabilidade trata-se de manter equilíbrio em suprir as necessidades do ser humano e mesmo assim preservar os recursos naturais. Hoje algo que é muito comentado é o desenvolvimento sustentável que pode crescer de diversas formas, como as que apresentaremos a seguir.

Reciclagem

A reciclagem é uma técnica que consiste em reaproveitar resíduos para a produção de novos utensílios, fazendo com que o lixo tenha utilidade novamente. O objetivo, além de tornar o objeto útil novamente, é reduzir a produção de lixo, preservar mais recursos naturais e trazer à população uma melhor qualidade de vida.

Esta estratégia impacta o meio ambiente trazendo utilidade para itens que seriam descartados. Fazendo com que o desperdício, os impactos ambientais e os problemas sanitários sejam evitados, fora que é o processo mais eficiente e limpo para tratar o lixo. Além de diminuir impactos ambientais, a reciclagem é fundamental para diminuir a lotação de aterros sanitários. As práticas da reciclagem são divididas em 5 atitudes, os 5 Rs:

  • Repense: consiste em repensar em seus hábitos consumistas;
  • Reduza: é sobre reduzir o desperdício;
  • Recuse: recusar materiais descartáveis, como canudinhos e copos de plástico;
  • Reúse: consiste em reutilizar objetos que pareciam inúteis;
  • Recicle: reciclar materiais recicláveis.

Porém, no Brasil, a reciclagem é um tema emergente, todo dia a quantidade de lixo produzida pelos brasileiros chega a 130 mil toneladas. Isso não seria um problema tão grande se o lixo fosse separado corretamente, assim poderíamos reciclar 40%. Entretanto hoje, no nosso país, apenas 7% é reciclado.Para apresentarmos mais informações sobre o processo da reciclagem, nós, alunos Adriano, João, Júlia e Rafaela, visitamos a “Associação de Recicladores Braço Forte, Mão Amiga” em Veranópolis.

Energias sustentáveis

Energia sustentável é a melhor forma de gerar energia sem fazer mal ao meio ambiente. Ela é muito mais benéfica em comparação às alternativas que utilizam combustíveis fósseis, como as termelétricas a base de carvão.

Os pontos positivos da energia sustentável é que elas são renováveis, apresentam menos risco que a energia nuclear, são mais baratas ao longo dos anos e os danos ao meio ambiente são mínimos.

As fontes de energia renováveis são a eólica, solar, geotérmica, hidráulica e biocombustíveis.

 Eólica

Energia eólica é gerada pelas forças dos ventos a partir da conversão de energia cinética, descendente do movimento em eletricidade. Trata-se de uma energia mais barata que as demais, e que não gera emissão de gases poluentes na atmosfera. A parte negativa é que elas fazem poluição visual e sonora para quem mora perto.

 

Solar

Energia solar é proveniente da luz e calor emitidos pelo sol. Sua captação é feita por meio de várias energias como painéis fotovoltaicos e aquecedores solares. As partes vantajosas, são que ela não polui, é inesgotável e os painéis são cada vez mais eficientes e com menor custo, já a parte negativa é que para ser fabricado requer muita energia e durante a noite não produz eletricidade.

 

Geotérmica

A energia geotérmica se define pelo calor proveniente do centro da terra, é gerada a partir de 64 quilômetros da superfície terrestre, em uma camada como magma pode atingir até “6.000°C”. A parte boa é que elas precisam de um espaço pequeno para serem construídas e podem levar eletricidade para comunidades isoladas, porém é uma energia muito cara e pouco rentável.

 

Energia hidráulica

A energia hidráulica é alcançada pela água corrente e por quedas de água. No Brasil ela é muito investida por conta do potencial hídrico do país, ela conta com mais de 60% da energia produzida do Brasil. Além dela ser limpa e renovável, para transformar a energia também é muito barato, com isso o preço chega mais baixo para o consumidor final. Mas a construção costuma prejudicar a fauna e flora do local alagado.

 

Biocombustíveis

Os biocombustíveis são consequência de biomassa renovável e que podem substituir parcialmente o uso de combustíveis derivados do petróleo e gás natural. Os principais biocombustíveis são biometano, biodiesel, etanol e biocombustíveis de aviação. A parte vantajosa é que tem vários tipos de matérias primas e redução do fenômeno de aquecimento do planeta. Mas aumenta os índices de desmatamento.

Biodegradáveis

Produtos biodegradáveis são todos aqueles fabricados com materiais rapidamente decompostos no meio ambiente também não deixam resíduos e geram menos impactos ambientais. Materiais de origem animal e vegetal são biodegradáveis como folhas Galhos frutas restos de comida entre outros.

Um exemplo de produto biodegradável que favorece o planeta é o bioplástico o qual se decompõe naturalmente no meio ambiente eles geram menos gases de efeito estufa na atmosfera e ele também leva apenas dois anos para se decompor enquanto o plástico normal leva mais de 100 anos. Optar por utilizar produtos biodegradáveis é uma alternativa para minimizar os impactos ambientais porém é necessário ter consciência na hora de comprar e descartar os produtos corretamente.

Tratamento de Esgoto

O tratamento de esgoto é uma medida do saneamento básico que busca a aceleração do tratamento da água antes de ser devolvida ao ambiente ou utilizada. As unidades que fazem esse trabalho são conhecidas como ETE. O sistema de tratamento é composto por módulo único em fibra de vidro, feito com resinas quimicamente resistentes ao contato com o meio agressivo.

Etapas dos tratamentos:

  • Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA): a água suja passa por um reator fechado, onde ocorre a decomposição dos dejetos pelas bactérias anaeróbicas presentes em uma solução. A despoluição de água é de 65% a 75% nessa etapa.
  • Lagoa facultativa: São utilizadas bactérias aeróbicas e anaeróbicas, as bactérias fazem uso do oxigênio para desfazer as matérias orgânicas.
  • Baias e valas de infiltração: nessa etapa a água é conduzida por um filtro subterrâneo feito de rochas e areia.
  • Flotação : uma substância é adicionada na água, que sofre um efeito de pressão, o qual gera bolhas que une as partículas que flutuam na superfície.
  • Lagoa de maturação: a água passa por um processo de limpeza, eliminando bactérias e vírus através da radiação ultravioleta. Por conta disso a lagoa deve ser rasa, com cerca de 0,5 a 2,5 metros.

Processos mais ecológicos e baratos são recomendados para cidades menores. Em Araruama, no estado do Rio de Janeiro, todo processo de despoluição é feito pelas plantas, que substituem a energia elétrica e diversos produtos químicos.

“A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a natureza.”– Nagib Anderáos Neto

Nosso grande agradecimento ao Paulo Henrique Nunes Ramos pela disposição em nos receber e pela explicação. Um muito obrigado a todos os recicladores e em especial à turma da “Associação de Recicladores Braço Forte, Mão Amiga”.

            Quem tiver interesse, quiser entrar em contato ou precisar de algo, puder contribuir, converse com o Paulo pelo número (54) 98118 3790.

 Repórteres:Rafaela Menegotto, João Zamin, Júlia Valentina e Adriano Cenci

WhatsApp Image 2022-11-01 at 15.15.35
WhatsApp Image 2022-11-01 at 15.15.32 (1)
WhatsApp Image 2022-11-01 at 15.15.33
WhatsApp Image 2022-11-01 at 15.15.34 (1)
WhatsApp Image 2022-11-01 at 15.15.34
WhatsApp Image 2022-11-01 at 15.15.33 (3)
WhatsApp Image 2022-11-01 at 15.15.32
WhatsApp Image 2022-11-01 at 15.15.33 (1) (1)
WhatsApp Image 2022-11-01 at 15.15.33 (1)

Anterior
Próximo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.