Agricultor como protagonista da economia de Fagundes Varela

Para Fagundes Varela, onde a economia está essencialmente alicerçada na produção primária, não faltam motivos para a prática de políticas

Para Fagundes Varela, onde a economia está essencialmente alicerçada na produção primária, não faltam motivos para a prática de políticas públicas que visem incentivar o agricultor a permanecer no campo fortalecendo, assim, não só o setor agropecuário e a economia da cidade, mas, principalmente, fazendo do agricultor um protagonista no processo de crescimento e desenvolvimento da sociedade em que vive.

Com este principal objetivo, desde 2009, o Programa Impulsão Agropecuária em Fagundes Varela vem transformando as famílias de muitos agricultores. Além de incrementar a renda familiar em diversas culturas agrícolas, os produtores rurais recebem vários incentivos do Poder Público, que contribuem para a estruturação das propriedades, mecanização dos processos de produção, com benefícios diretos na qualidade de vida e oportunizando a sucessão familiar no meio rural.

Desde sua criação, inúmeras famílias já foram beneficiadas, especialmente nos setores da avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite, fruticultura e outras atividades agrícolas. Dentre elas está a família de Clarindo Duz, da comunidade de São Marcos, que desde 2017 escolheu investir noutro tipo de trabalho em sua propriedade, construindo uma creche para suínos. A família recebeu o auxílio da Prefeitura Municipal, abrangendo serviços de máquinas e reembolso financeiro. Com área construída de 722,88m2, a creche tem capacidade para abrigar até dois mil leitões.

Os pequenos animais tornaram-se motivo de muita satisfação e valorização do trabalho da família, especialmente do filho Mateus (filho) que relata sua experiência com o empreendimento: “estamos satisfeitos com o retorno que estamos tendo. Pra mim valeu a pena permanecer na agricultura. Antes tínhamos vacas de leite e eu trabalhava fora como pedreiro, mas eu queria trabalhar em casa, então decidi mudar de ramos e trabalhar com suínos. Meus pais apoiaram a ideia e hoje trabalhamos juntos. E o que nos motivou ainda mais a investir foi o auxílio do Poder Público municipal”.

Com os auxílios do Programa, várias famílias de agricultores fagundenses tomaram a corajosa iniciativa de investirem nas suas propriedades, aumentando sua renda e incentivando, assim, a permanência dos jovens no meio rural e mantendo a família unida.

Nestes dez anos do Programa Impulsão Agropecuária, o Poder Público contribuiu para a instalação de 17 novos empreendimentos para a suinocultura. Já para as outras duas principais produções agropecuárias foram criados 45 novos empreendimentos mecanizados na bovinocultura de leite e 48 modernos aviários foram construídos, sendo que, destes, 4 ainda estão em andamento.

Somente nestas três culturas os investimentos do município ultrapassam o valor de R$ 1.995.000,00, que foram aplicados no fortalecimento desta nobre e valorosa profissão de muitos fagundenses:  ser agricultor.  

O Poder Público Municipal, busca atender às demandas e prioridades do agricultor prestando assistência nas mais variadas formas, pois entende a importância do setor agrícola para a economia e desenvolvimento da comunidade, bem como a necessidade de valorização do seu trabalho no campo.

Fonte: Prefeitura de Veranópolis