A acne é uma condição de pele que afeta grande parte da população, principalmente durante a adolescência, mas também pode persistir na idade adulta. Todas as pessoas possuem a bactéria da acne presente na microbiota da pele. Muito mais do que a pré-disposição genética, o que determina se a pessoa vai ou não a manifestar são os hábitos de vida. Os principais agentes causadores da acne são as questões emocionais, hormonais e a exposição da nossa pele a ambientes que desequilibram o pH.
Hoje se fala muito sobre a saúde integral, em diferentes áreas. Falando de acne, não é diferente. Para evitar a manifestação dela é preciso cultivar hábitos saudáveis, principalmente, alimentares, pois eles refletem diretamente na saúde da pele.
Na adolescência, a incidência de acne é causada, principalmente, pela questão hormonal. No entanto, a acne é multifatorial, ou seja, para tratar da acne é preciso tratar o ser como um todo, mudando hábitos alimentares, de higiene, além de aumentar a frequência da troca de toalhas de rosto e fronhas por exemplo. Na vida adulta, muitas pessoas também são afetadas pela acne, ela será sempre multifatorial, porém os fatores agravantes mudam. Além da questão hormonal, na vida adulta o estresse também é um dos principais fatores agravantes.