Nova Prata forma parceria para instalação de sistema de videomonitoramento

Poder Público, entidades, corporação e empresas estão viabilizando o projeto de videomonitoramento na cidade

Dois pontos externos para a colocação de câmeras para videomonitoramento já estão prontos à espera da avaliação e aprovação da Rio Grande Energia (RGE) de quem a Prefeitura precisou locar os postes para a instalação.

– Após a aprovação destes dois pontos, um na avenida Júlio de Castilhos e outro na rua Buarque de Macedo, os demais serão instalados seguindo o mesmo padrão – adianta a secretária da Administração, Patrícia Donadello Lovison.

Ela também ressalta que a aquisição de 10 câmeras foi possível através da parceria com o Grupo de Apoio à Brigada Militar (GABM), que por sua vez recebeu verba do Poder Judiciário e repasse do Município. Outras duas serão entregues pelo Maragatos Jeep Clube que também doou uma televisão que já é utilizada como monitor na sede da Brigada Militar, informou o sargento Eloi Canalli.

Canalli e a capitã Helena Santana explicam que uma sala da Brigada Militar foi reformada para efetivar o monitoramento.

– Por enquanto, temos as imagens de seis câmeras instaladas no quartel, dois monitores e o DVR (Digital Vídeo Recorder). A parte mais complicada está sendo justamente a liberação da instalação das câmeras nos postes. Depois novos monitores também serão adquiridos – explica Canalli.

– O Município adquiriu o equipamento para adequar as câmeras aos postes, pagará aluguel mensal à RGE e o consumo de energia. A Brigada Militar ampliou uma sala e fica responsável pelo monitoramento – ressalta Patrícia definindo parte da operação.

Além da parceria entre Município e BM, através do GABM, a doação do Maragatos, o projeto também conta com o apoio da Sebilar, da Adylnet e do vereador Magnos Spagnol que destinou a emenda impositiva no valor de R$ 14 mil que será investido em equipamentos.

Onde serão instaladas as câmeras

03 na avenida Presidente Vargas

02 na avenida Luiz Marafon

02 na rua Buarque de Macedo

01 na avenida Fernando Luzzatto

01 na avenida Júlio de Castilhos

01 na avenida Borges de Medeiros

02 em locais a serem definidos