Onda polar atinge pico e promete madrugadas de frio extremo no Sul do Brasil

Em regiões serranas e de baixadas, há possibilidade de marcas mais extremas e formação ampla de geada.

A massa de ar polar que avança sobre o Sul do Brasil mantém o frio intenso nos próximos dias e deve atingir seu pico entre quarta e sexta-feira, segundo alertas da MetSul Meteorologia.

O ingresso do ar frio já provocou queda acentuada nas temperaturas nesta terça-feira, com registros negativos em diversas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente em áreas de maior altitude e no interior. A tendência é de que o cenário se intensifique ainda mais nas próximas madrugadas.

As noites de quarta, quinta e sexta devem concentrar os menores valores do episódio, com temperaturas que podem ficar abaixo de zero em grande parte da Região Sul. Em regiões serranas e de baixadas, há possibilidade de marcas mais extremas e formação ampla de geada.

Durante as tardes, o frio também segue persistente, com temperaturas baixas mesmo com presença de sol. Em várias cidades, os termômetros devem permanecer em patamares típicos de inverno rigoroso, sem grande elevação ao longo do dia.

A condição atmosférica é favorecida por um sistema de alta pressão, que mantém o tempo firme, o céu mais aberto e os ventos fracos — combinação que intensifica o resfriamento noturno e explica o risco de geadas generalizadas.

A tendência é de enfraquecimento gradual da massa de ar polar apenas no fim da semana, mas o sábado ainda deve começar com frio significativo em boa parte da região.

Em resumo, o episódio marca um dos períodos mais rigorosos de frio do inverno até agora, com impacto direto na rotina urbana, no campo e na agricultura regional.

Fonte: Metsul Meteorologia

Foto: Fabian Ribeiro Leal

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.