Veículos já circulam com novas placas

As placas veiculares padrão Mercosul foram implementadas dia 17 de novembro.

Já podem ser vistos circulando por Veranópolis os primeiros veículos emplacados com o padrão de placas Mercosul. Segundo o Detran-RS, na terça-feira, dia 18 de novembro, no primeiro dia de implantação, foram abertos em todo o Estado 7.308 processos para as novas placas de veículos.
Em Veranópolis, o primeiro veículo a receber a nova placa foi um GM/Ônix, de acordo com o Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA).
O Detran-RS implementou as placas veiculares padrão Mercosul no dia 17 de dezembro. Na data, os CRVAs de todo estado ficaram fechados, à disposição do Detran-RS para o projeto piloto.
Somente precisarão colocar a nova placa veículos novos (1º emplacamento), veículos em processo de transferência de município ou de propriedade, veículos em mudança de categoria; e ainda, aqueles que tiverem necessidade de substituição das placas, como avarias, perdas e furtos. Os demais veículos não terão data-limite para adaptação e poderão circular com as placas atuais (placa cinza) normalmente.
O procedimento para emplacamento sempre começa e termina no CRVA. Com a autorização para confecção da placa em mãos, o proprietário do veículo deve procurar uma das empresas estampadoras credenciadas ao Denatran e solicitar a placa.